“O livro é uma viagem para dentro de mim e para dentro do Brasil”, disse Cida

Uma mulher, nordestina e comunista foi a grande vencedora da 62ª edição do Prêmio Jabuti. O livro do ano saiu para “Solo para Vialejo”, da pernambucana Cida Pedrosa, da editora Cepe (Companhia Editora de Pernambuco).

A premiação, anunciada nesta quinta-feira (26), vem como uma resposta ao obscurantismo que ganhou espaço no país nos últimos anos e que tem resultado numa série de ataques à cultura, à diversidade, ao povo nordestino, às mulheres e à esquerda. E 2020, com todas as suas agruras, foi especial para Cida, duplamente vitoriosa na literatura e na política: no dia 15, ela foi eleita vereadora no Recife pelo PCdoB.

“Estou respirando felicidade. E quero dizer para vocês que vou dar 10% deste prêmio para o PCdoB porque eu sou uma comunista, sou uma mulher de partido, de esquerda e estou na luta pelo livro e por um mundo melhor”, disse Cida, via internet, logo após o anúncio da premiação.

Cida Pedrosa, natural de Bodocó, disse ao G1: “O livro é uma viagem para dentro de mim e para dentro do Brasil”. Nesse livro, explicou, “é como se eu fosse fazendo os caminhos que os negros, negras e índios fizeram para o Sertão. É a história do meu povo, de Bodocó, uma cidade quem tem músicos incríveis. Vou contando desse som, dessas imagens”, apontou ao portal a poetisa, que neste ano concorreu pela primeira vez ao prêmio.

Ao Bom Dia PE, Cida declarou: “Aprendi a ler com minha mãe. Ela e meu pai nunca foram para a escola. Tens ideia do que é isso? Aprender a ler com a mãe que nunca foi à escola?”.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, disse pelas redes sociais: “Que orgulho, Cida! E que momento maravilhoso para você, que conquistou duas vitórias seguidas esse mês: primeiro, uma cadeira na Câmara; agora, o reconhecimento literário. Que alegria, minha amiga! Parabéns!” .

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também parabenizou a escritora em suas redes: “Mulheres no topo! A pernambucana e comunista Cida Pedrosa ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia na categoria LIVRO DO ANO pela obra Solo para Vialejo!!! Cida também foi eleita esse ano para vereadora pelo PCdoB! Vivaaaaa!”.

A secretária da Mulher do PCdoB, Vanessa Grazziotin, colocou: “Cida Pedrosa, eleita vereadora pelo PCdoB, em Recife, arrebata o Prêmio Jabuti de Poesia. Grande feito de nossa talentosa poeta”.

O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE) também se manifestou: Parabéns a Cida Pedrosa, talentosa poeta, vencedora do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, com o livro ‘Solo para Vialejo’. Vereadora eleita no Recife pelo PCdoB, Cida venceu nas categorias Poesia e Livro do ano. Viva a poesia de PE, viva Cida Pedrosa!”.

Por Priscila Lobregatte

Clique aqui para conhecer e adquirir o livro