Professora Lívia Miranda | Foto: reprodução/Facebook

Lívia Miranda, professora, doutoranda em Educação e defensora dos direitos da comunidade LGBTQIA+, conquistou uma vaga na Câmara Municipal de Petrópolis, representando o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com 2.152 votos. Militante pela igualdade de gênero e pelos direitos dos trabalhadores, Lívia se destaca também por sua atuação como educadora na Sala de Recursos Multifuncionais, onde apoia estudantes com deficiência. Na entrevista, ela destacou o peso de sua eleição para a cidade e os desafios enfrentados na campanha, além de compartilhar suas prioridades no novo mandato.

“Essa é uma grande conquista para a nossa cidade e para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). É a primeira vez que temos uma mulher, lésbica, comunista e servidora municipal da educação conquistando uma vaga no legislativo municipal”, afirmou a nova vereadora, que encara sua eleição como uma abertura para que outras mulheres e jovens também se engajem na política. “É o momento de convocar toda a sociedade civil para participar desse processo e tomar para si a responsabilidade de dirigir o boato da política”, completando, confirmando a vitória como um triunfo da Federação Brasil da Esperança (FE-Brasil).

Campanha intensa e desigualdade de recursos

Lívia relatou os desafios enfrentados em uma campanha marcada pela disputa desigual de recursos e pela dificuldade de acesso aos meios de comunicação locais. “A campanha foi intensa e desafiadora”, descreveu. Segundo a vereadora eleita, a militância esteve nas ruas desde o início, mantendo o diálogo e trazendo liderança para a população. No entanto, ela destacou que, mesmo com o apoio do Fundo Eleitoral, a competição era desigual. “Os canais de comunicação locais, e até mesmo nacionais, não dão destaque aos parlamentos municipais. Isso é um problema que precisamos enfrentar de forma muito objetiva, uma vez que, toda regulamentação e aprovação do executivo passa pela Câmara Municipal. É ela quem pode aprovar, incrementar ou restringir o orçamento municipal”, declarou Lívia, que acredita ser fundamental conhecer a formação e as convicções dos parlamentares que conduzem os rumores do município.

Prioridades obrigatórias: educação, inclusão e combate à violência

Entre as diretrizes de seu mandato, Lívia compromete-se com a educação, a inclusão, a diversidade, a cultura, as mulheres, a juventude e o meio ambiente, considerando essas áreas como centrais para uma sociedade mais justa e inclusiva. Entre as propostas, ela destacou a tarifa zero no transporte público, que busca facilitar o acesso ao emprego e fomentar o desenvolvimento local, além de garantir vagas em creches públicas para todas as crianças, em consonância com o Plano Nacional de Educação (2014-2024).

“Não podemos seguir com uma cidade com um nível tão elevado de crimes de racismo, de violência contra a população LGBTQIAPN+ e contra as mulheres”, declarou Lívia, destacando a necessidade de uma aliança forte entre a sociedade civil, os movimentos sociais e a Câmara Municipal para impulsionar o Executivo Municipal a adotar políticas que enfrentem as desigualdades e a violência. “Nossa mandata tem compromisso total em fazer entregas que enfrentem o desemprego e promovam a inclusão”, afirmou.

Lívia encerrou a entrevista reafirmando que seu mandato será uma oportunidade para construir, junto com a população e entidades sociais, um espaço de participação ativa e de transformação para Petrópolis.

__

com informações do PCdoB-RJ