Dirigentes de partidos de centro-esquerda decidiram criar ainda em fevereiro uma frente contra reformas e em defesa do direito de Lula concorrer à Presidência. Parlamentares e presidentes do PCdoB, PT, PSB, Psol, PDT se reuniram na sede do PDT nesta quarta-feira (7), em Brasília-DF.

A data para o lançamento da Frente em Defesa da Democracia e Soberania ainda não foi fixada, mas as mobilizações devem se intensificar após o período de Carnaval.

A dirigente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos ressaltou no encontro que “a unidade de ação é a chave para fazermos a resistência à agenda de retirada de direitos e desnacionalização da nossa economia do ilegítimo Governo Temer e viabilizar um projeto progressista, avançado, que possa vencer as eleições e retomar o caminho do desenvolvimento com inclusão popular no Brasil”.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA) também falou no encontro. Segundo ela, “a expectativa do povo é que a Câmara diga não a qualquer texto de Reforma da Previdência. A União tem de pagar o que deve ao caixa da Seguridade e da Previdência, precisa devolver esse dinheiro que foi retirado dessas áreas para obras. Estaremos em obstrução permanente para impedir o avanço da pauta”

Estiveram presentes na reunião da Oposição ao governo Temer no Congresso Nacional, além de Luciana Santos e Alice Portugal, a líder do PCdoB no Senado, senadora Vanessa Grazziotin, o líder do PT, deputado José Guimarães, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, senador Lindberg Farias (PT), senador Humberto Costa (PT), deputado Paulo Pimenta (PT), deputado Décio Lima (PT), deputado Odorico Monteiro (PSB), senador Requião (PMDB), deputado André Figueiredo (PDT), deputado Ivan Valente (PSOL) e o senador João Capiberibe (PSB).