Putin, Erdogan e Raisi defendem cooperação e soberania dos países do Oriente Médio

Em declaração unitária, os presidentes da Rússia, Irã e Turquia confirmaram a “intenção de fortalecer a coordenação trilateral em vários campos para promover a cooperação política e econômica conjunta”.

Os três líderes também demonstraram “seu compromisso inabalável com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da República Árabe da Síria”.

Em sua viagem para Teerã, capital do Irã, Putin teve reuniões com o presidente e o líder religioso máximo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Segundo Putin, a reunião abordou “assuntos estratégicos das relações russo-iranianas”. “Ambos os lados reafirmaram seu compromisso com seu desenvolvimento integral de uma maneira verdadeiramente boa para a vizinhança e mutuamente benéfica. A prontidão para uma parceria construtiva na resolução de problemas regionais e internacionais agudos foi expressa”, continuou.

Na reunião com o iraniano Ebrahim Raisi, foi discutido o fortalecimento “da cooperação em energia, indústria e transporte. Concordamos em implementar grandes projetos conjuntos e intensificar o uso de moedas nacionais em acordos diretos entre nossos países”, informou Putin.

Sobre a reunião com o presidente da Turquia, Erdogan, também realizada em Teerã, Putin afirmou que a cooperação entre os países “está se desenvolvendo dinamicamente em várias áreas. As questões de segurança alimentar e cooperação para facilitar o fornecimento de grãos russos e ucranianos aos mercados mundiais também foram discutidas”.

Em entrevista coletiva, Vladimir Putin enfatizou que, junto com os presidentes do Irã e da Turquia, partilha da visão de que “os próprios sírios devem determinar o futuro da Síria sem a imposição de nenhuma receita ou modelo pronto de fora”.

Foi estabelecido entre os três líderes a defesa da resolução dos conflitos por “meios políticos e diplomáticos com base no diálogo intersírio” e “com estrita observância dos princípios fundamentais de respeito pela soberania, independência, unidade e integridade territorial”.

“Graças ao trabalho conjunto eficaz dos nossos três países, a ameaça terrorista e o nível de violência na República Árabe da Síria têm diminuído constantemente nos últimos anos. As principais forças do ISIS e outros grupos que invadiram e promoveram o caos no país foram derrotados. As autoridades legítimas recuperaram o controle sobre a maior parte do território do país”, afirmou Putin.

O iraniano Ebrahim Raisi destacou que “a presença ilegal das forças de ocupação do regime dos Estados Unidos tornou-se um fator desestabilizador para a Síria e toda a região”.

“Os EUA, além de estabelecerem novas bases militares ilegais na Síria, continuam a saquear os recursos naturais sírios, em particular o petróleo, razão pela qual insisto na necessidade de as forças norte-americanas deixarem o país árabe e toda a região o mais rapidamente possível”, continuou.

Erdogan, presidente da Turquia, reforçou que a principal ameaça para a integridade territorial da Síria é o terrorismo. “Não há lugar para as organizações terroristas no futuro da região”.