O falecimento do histórico dirigente comunista Haroldo Lima nesta quarta-feira (24), vítima de Covid-19 aos 81 anos, suscitou uma série de manifestações de solidariedade no mundo político.

Logo pela manhã, o governador da Bahia, Rui Costa, falou sobre a perda à TV Bahia. “Eu quero lamentar a morte do Haroldo Lima, ex-presidente do PCdoB, abraçar a família, prestar solidariedade, meus sentimentos a toda militância do PCdoB, meus sentimentos. E faremos uma homenagem a ele hoje, ao longo do dia”.

O governador também disse, via redes sociais: “Muito triste pelo falecimento de Haroldo Lima, liderança histórica do PCdoB que dedicou sua vida à luta pela democracia e por uma sociedade mais justa na Bahia e no Brasil. Infelizmente, é mais uma vítima da Covid-19 em nosso país. Tive o privilégio de participar do convívio do ex-deputado e, neste momento de dor, quero mandar meu abraço aos seus familiares, amigos e também para toda a militância do PCdoB, que continuará tendo Haroldo como uma grande referência. Que Deus conforte a todos.”

O senador baiano do PT, Jaques Wagner, também se pronunciou: “Com profunda tristeza recebi a notícia da morte do meu amigo e companheiro Haroldo Lima. Grande referência da esquerda e principais lideranças do Brasil, Haroldo enfrentou a ditadura militar e tem uma vida dedicada à luta contra as desigualdades sociais e injustiças no nosso País. Para mim, foi uma grande honra o convívio com esse gigante, que me ensinou muito sobre amizade, democracia e liberdade. Mais uma vítima da #Covid19, que segue provocando tanta dor aos brasileiros. Haroldo Lima, presente!”.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder da minoria na Câmara, colocou: Nas nossas histórias e nas nossas mentes. Haroldo Lima presente!”. O deputado Afonso Florence (PT-BA), vice-líder da oposição na Câmara Federal, lembrou Haroldo Lima como “ativista destacado, dirigente nacional do PCdoB, honrou a luta pela democracia e pela liberdade”.

O deputado Hilton Coelho (Psol) também lamentou a perda: “Haroldo Lima, PRESENTE! Com pesar recebo a notícia do falecimento do histórico dirigente do PCdoB Haroldo Lima, mais uma vítima da Covid-19, na madrugada de hoje. Minha solidariedade à família e companheiras/os de luta”.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) declarou: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do companheiro Haroldo Lima, ex-deputado federal e ex-presidente da ANP.  Conheci Haroldo em 1978 no presídio do Barro Branco, em SP. Ele é mais uma vítima da covid-19 e sua partida deixa um vazio imenso. Que o seu legado de luta e resistência siga inspirando outras gerações. Meu abraço aos familiares e amigos nesse momento de dor. Haroldo Lima, presente”.

Fábio Vilas-Boas, secretário estadual de Saúde da Bahia, também se pronunciou pelas redes sociais. “A Bahia perdeu hoje (24) para a Covid-19 mais um dos líderes que fizeram história na luta pela democracia, Haroldo Lima. Meus sentimentos aos amigos do PCdoB e a toda sua família”.

O vereador do Rio e ex-deputado federal do Psol, Chico Alencar, destacou: “Mais um bravo que se vai, vítima da Covid que o desgoverno federal estimula: Haroldo Lima, ex-deputado, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, militante histórico do PCdoB. O Brasil perde. Solidariedade à família e aos amig@s”.

Priscila Lobregatte
Com agências