Lideranças do PCdoB repercutiram, pelas redes sociais, a realização da plenária nacional do 15º Congresso do partido, ocorrida entre a sexta-feira (15) e o domingo (17). Elas ressaltaram a unidade e a amplitude do evento — que foi saudado por representantes de diversas legendas — a qualidade dos debates, a reeleição da presidenta Luciana Santos e a escolha do novo Comitê Central.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, declarou: “Estou muito honrado em ser reconduzido ao Comitê Central do PCdoB, ao lado dos camaradas potiguares Divanilton Pereira e Pedro Gorki, esse último, o mais jovem membro do CC”.

Antenor classificou como “emocionante e vibrante” o ato político que aconteceu no sábado (16). “O partido foi reconhecido como imprescindível para a democracia através do testemunho da sua trajetória centenária. E, também, como a vanguarda que assegurou aos partidos políticos o direito à federalização”.

Nesse ato, acrescentou Antenor, a tática da frente ampla pela democracia contou com depoimentos de lideranças populares e dos movimentos sociais, ladeados pelos presidentes de partidos de diversos matizes políticos e ideológicos; deputados, senadores, governadores e a nossa Fátima Bezerra, tudo coroado pelo pronunciamento do ex-presidente Lula. Viva o PCdoB e a frente ampla”.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) colocou: “Mais de 600 delegados, reunidos remotamente, com um núcleo presencial, dissecaram a conjuntura nacional, festejaram a conquista do instrumento das federações partidárias e conclamaram o povo a unir-se pelo Fora Bolsonaro”.

A parlamentar disse ainda estar “muito honrada de ter sido reeleita ao nosso Comitê Central e seguir lutando ao lado do meu único partido, que ingressei em 1978. Sigo acreditando que a luta pelos comuns, pelos de baixo, nos faz iguais e melhores. Viva o PCdoB! Rumo aos 100 anos”.

Ela também destacou que “a construção da frente ampla para derrotar Bolsonaro passa pela unidade das forças conscientes, representativas da sociedade brasileira. Vamos juntos resgatar a democracia!”.

Também do PCdoB-BA, o deputado federal Daniel Almeida colocou: “Chega ao fim o 15º Congresso do Partido Comunista do Brasil, com a resolução central de derrotar o governo Bolsonaro. Foi aprovado um documento que estabelece como prioridade a tarefa de revigorar o Partido, tendo em vista seu centenário em 2022 – ano de eleições gerais”.

Daniel disse, ainda, que “como integrante do Comitê Central do PCdoB, estarei na trincheira da luta contra Bolsonaro e pela recuperação do nosso país, esfacelado pelas políticas destrutivas do atual governo. Temos um enorme desafio, mas junto com nossa militância e apoiadores faremos um grande frente ampla para reconstruir o nosso Brasil”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) salientou: “Chegamos ao fim de mais um congresso do nosso partido. Construções coletivas, unidade e muito comprometimento com a democracia brasileira. Não à toa o PCdoB é um partido imprescindível para democracia brasileira. Luciana Santos reeleita! 1, 2, 3, 4, 5 mil e viva o partido comunista do Brasil!”.

Sobre a reeleição de Luciana Santos à presidência do PCdoB, a deputada federal Perpétua Almeida declarou: “Luciana é uma mulher forte, firme e amável ao mesmo tempo. Dá um orgulho danado tê-la como presidenta do nosso PCdoB, um partido de muitas outras mulheres guerreiras”.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) apontou que o 15º Congresso promoveu “debate político franco e com muita unidade. A frente ampla é o caminho para defender a democracia, derrotar Bolsonaro e reconstruir o Brasil. Em 2022, completaremos 100 anos de luta. Tenho orgulho de fazer parte dessa história”.

Por Priscila Lobregatte