Comunistas rechaçam negacionismo no Ministério de Relações Exteriores

Lideranças do PCdoB usaram as redes sociais nesta quarta-feira (14) para repudiar a condução do Itamaraty pelo governo Bolsonaro. O motivo das atuais manifestações foi a retirada do ar, pelo YouTube, de vídeo produzido pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), ligada ao Ministério das Relações exteriores, que fala sobre uma suposta “nocividade do uso de máscaras”. O YouTube considerou que a mensagem poderia causar “danos físicos graves ou morte”.

“Iramaraty, que vergonha!!! Barão do Rio Branco está se remexendo no túmulo! Quando os diplomatas brasileiros vão reagir e dar um basta nisso!? O YouTube retirou do ar vídeo do Itamaraty q/ dizia q/ o uso de máscaras no combate a Covid-19 é nocivo à saúde”, disse a líder do PCdoB na Câmara, a deputada federal Perpétua Almeida (AC).

O governador do Maranhão, Flávio Dino, lamentou: “É muito triste que a respeitável diplomacia brasileira esteja tão mal conduzida”.

A deputada federal Jandira Feghali (RJ) declarou, indignada: “Escandaloso: Governo divulgou no Youtube palestra de funcionário que dizia que máscara causa problemas para a população. Claro atentado à saúde pública! É crime! E não apresentou uma pesquisa sequer para essa baboseira”.

 

Por Priscila Lobregatte