O 20 de novembro, data que congregou, neste ano, o Dia da Consciência Negra e a campanha nacional Fora Bolsonaro, contou com a participação e o apoio da militância e das lideranças do PCdoB. Pelas ruas e pelas redes, elas salientaram a importância da luta contra o racismo e contra o atual governo, pela igualdade e os direitos do povo para a reconstrução do país.

Foto: reprodução/redes sociais

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou, pelas redes sociais no sábado (20): “Contra o racismo, pela igualdade, pela democracia e fora Bolsonaro! O Dia da Consciência Negra no Recife é dia de luta e de reverenciar o povo negro”.

Luciana também colocou pelas redes que “conhecimento é resistência. Sobretudo nestes tempos de negacionismo, a luta antirracista passa também pela reafirmação da nossa história e pela consciência do nosso papel e contribuição na construção desse país tão rico e diverso”.

Foto: reprodução/redes sociais

No ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) declarou que “a manutenção do racismo estrutural é uma tecnologia de dominação que precisa do controle político por parte da elite branca deste país”.

Em vídeo publicado nas redes, o parlamentar também apontou que “nosso povo viveu séculos de escravidão e segue enfrentando o racismo que nos oprime, que nos impõe uma realidade mais dura e mais brutal. A Covid mostrou isso, o desemprego mostra isso: tudo é mais difícil para o povo negro brasileiro. Mas, nós somos resistência, somos beleza, somos criatividade, inteligência e capacidade de trabalho e somos, sobretudo, capacidade de luta. Não há democracia com racismo”.

Foto: reprodução/redes sociais

Em ato realizado em Madureira, no Rio de Janeiro, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), declarou: “Queremos, acima de tudo, falar dessas mulheres e homens, negras e negros, que constroem hoje a história e a riqueza do Brasil e que são explorados todos os dias, que são assassinados todos os dias, que morrem nas periferias deste país; das mulheres que, mais do que as mulheres brancas, sofrem violência doméstica e sexual. E viemos falar da violência e do racismo estrutural que existem nesse país que tem maioria negra e é absolutamente preconceituoso. O governo Bolsonaro aprofunda o preconceito e o ódio contra o povo negro”.

Foto: reprodução/redes sociais

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) participou do ato na capital baiana e declarou: “nas ruas de Salvador, na Marcha do Dia da Consciência Negra, reforçando a luta contra o governo racista de Bolsonaro, em defesa da educação e por um país livre e igualitário!”. Ela defendeu os atos como momento de “erguer alto a bandeira da igualdade, da liberdade e do amor. Rebele-se contra toda forma de opressão. A luta antirracista é de todos nós”.

Foto: reprodução/redes sociais

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) esteve no distrito de Tijuaçu em Senhor do Bonfim. “Junto com a liderança da região, Valmir Quilombola, vereador Cleiton Vieira, ex-vereador Andreilto, com Gustavo Miranda e diversas lideranças do município, acompanho de perto o enfrentamento e resistência do povo negro, os desafios e lutas diárias para a sobrevivência e o desenvolvimento. Apesar do sofrimento com tantas violações de direitos, é fundamental valorização o papel da cultura negra no país”. Ele também apontou que “defender o antirrascimo deve ser nosso compromisso diário para vivermos num mais mais igualitário e democrático”.

A deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB-AP) destacou: “o racismo, ainda tão presente, infelizmente, nos dias de hoje, nos esfrega no rosto o quão estamos distantes do Brasil que queremos deixar para as próximas gerações. O dia 20 de novembro é dia de reflexão, mas também e principalmente de luta na busca por um país mais igual, fraterno e livre de preconceito”.

 

Por Priscila Lobregatte