A cantora Elza Soares, faz show na abertura da oitava edição do Festival Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A perda de Elza Soares, nesta quinta-feira (20), causou grande comoção no país. Pelas redes sociais, milhares de postagens homenagearam a diva que, aos 91 anos, ainda estava na ativa e faleceu de causas naturais. Lideranças do PCdoB manifestaram seu pesar e o reconhecimento ao legado de lutas e talento único deixado por Elza.

“Ícone da cultura brasileira, Elza era considerada a Voz do Milênio. Mulher guerreira, batalhadora, que usou sua voz para combater o racismo, a violência e as injustiças sociais. Luto!”, disse o líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE).

A deputada federal conterrânea de Elza, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), também se manifestou: “Sua voz e sua energia únicas ficam conosco. Cantou e nos encantou até o fim”.

Orlando Silva, deputado federal do PCdoB-SP lamentou: “Sem palavras para tanta tristeza. Elza Soares sempre estará presente onde reinar a alegria e a vontade de viver”.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou: “Genial, intensa, determinada, apoteótica, eleita como a Voz do Milênio. Elza Soares foi ícone da música brasileira! Um exemplo de luta pela emancipação e autonomia das mulheres, da força da mulher negra, da garra da sambista. Grande perda para a cultura nacional”.

“A mulher do fim do mundo nos deixou, uma perda sem tamanho para a cultura brasileira! Elza, que tinha o título de cidadã soteropolitana, deixa seu legado na arte, inspirando mulheres e homens ao redor do mundo. Jamais será esquecida”, declarou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) colocou: “Elza eterna e maravilhosa! Nossa deusa! A Mulher do Fim do Mundo! Parece que tudo o que é ruim está acontecendo nesses tempos de Bolsonaro. Até ficarmos sem nossa diva Elza Soares”.

Companheira de bancada, a deputada federal professora Marcivânia (PCdoB-AP) lembrou: “Elza Soares nos deixou marcas muito fortes e permanentes: de força, de luta, de empoderamento. A rainha agora descansa, vá em paz”. Rubens Jr., deputado federal do PCdoB-MA, salientou que Elza “cantou suas dores e os amores de muitas gerações”.

Cantora e deputada estadual do PCdoB-SP, Leci Brandão salientou: “Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna! Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa”.

A deputada estadual do PCdoB-BA, Olívia Santana, secretária de Combate ao Racismo do partido, colocou: “Mulher negra de enorme talento, de voz única, e que se fez exemplo de resistência e luta. Ela nos deixa um legado artístico, cultural e feminista potente! Gratidão,  rainha!”.

Enfermeira Rejane, deputada estadual do PCdoB-RJ, declarou: “Mulher corajosa, a voz do milênio, partiu para outro plano. Foi guerreira até o fim”.

Inspiração

Antenor Roberto, vice-governador do Rio Grande do Norte, também falou sobre a partida de Elza: “Considerada uma das maiores cantoras do Brasil, sua carreira iniciou no samba no fim dos anos 50. Elza emocionou o mundo com sua voz, sua força e determinação. Aos familiares e amigos, toda minha solidariedade”.

Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti declarou: “Vai na Paz. Por aqui continuaremos sua luta em defesa da justiça social contra qualquer tipo de discriminação! Obrigado querida por tanta inspiração que você nos trouxe!”.  Da mesma forma, o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Márcio Jerry, colocou: “Uma gigante na vida e na música”.

O secretário nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, declarou: “O falecimento de Elza Soares é uma grande perda, uma gigantesca perda. Sua arte e atitudes, diante dos mais diversos desafios, é um exemplo de extraordinária grandeza. Elza viverá para sempre na música brasileira, e de outras tantas culturas. Salve Elza!”.

A secretária nacional da Mulher do PCdoB e ex-senadora, Vanessa Grazziotin, salientou: “Elza não era apenas um ícone da música brasileira, uma das maiores artistas do mundo, a Voz do Milênio. Elza era humana, progressista, lutadora, acreditava ser possível construir uma sociedade melhor. Elza acreditava que lutando podemos vencer a pobreza, a miséria. Elza teve uma origem extremamente humilde, sabia o que significava viver numa sociedade que explora e discrimina. Mulher, negra, favelada, que colocou seu talento a serviço dos mais humildes e das boas causas”.

Presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz enfatizou: “Dona de uma voz potente, ela nos encantava e encorajava com suas palavras de luta. Fará uma falta imensa. Solidariedade aos familiares”. A também líder da juventude, Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), apontou: “Ainda não consigo acreditar que perdemos Elza, nossa mulher do fim do mundo que cantou até o final. Que tristeza”.

A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila declarou: “Descansa em paz, Rainha! Obrigada por sua vida tão repleta de vida!”.

 

Leia também: Luciana: Elza é ícone e se afirmou como mulher negra e consciente

Por Priscila Lobregatte