O comunista Haroldo Lima

Consternados com a notícia do falecimento do histórico dirigente comunista Haroldo Lima, na madrugada desta quarta-feira (24), vítima da Covid-19 aos 81 anos,  lideranças do PCdoB manifestaram sua dor e solidariedade, lembrando suas experiências pessoais e o legado de Haroldo.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, lamentou: “Hoje o amigo Haroldo Lima nos deixou. Grande defensor da nossa Pátria e da luta popular. Foi deputado federal por 5 mandatos e presidente da Agência Nacional do Petróleo. Conhecia como poucos o tema da Energia no Brasil. Mais uma vítima do coronavírus”.

A vice-líder do PCdoB, deputada federal Perpétua Almeida (AC), colocou: “Choram todos os democratas! Choram meus camaradas! Choramos todos nós pela perda de Haroldo Lima!!! A luta por democracia, justiça social e defesa do socialismo perde um dos seus maiores expoentes! Haroldo, presente hoje e sempre!

“Há pessoas que marcam de forma indelével a história e as nossas vidas. Entre essas insubstituíveis pessoas figura em destaque Haroldo Lima. Nosso líder, professor, solidário amigo. Ele estará presente na saga do PCdoB e nos nossos corações libertários! Haroldo Lima, presente”, disse a deputada federal Alice Portugal (BA).

O deputado federal Daniel Almeida (BA), destacou: “Haroldo resistiu bravamente, mas infelizmente é uma vítima da Covid-19, durante esta pandemia que se agigantou por uma gestão ineficaz e genocida de um governo sem compromisso com o seu país, e que foi duramente combatido pelo nosso guerreiro. A Bahia e o Brasil perde um grande líder político. E nesse momento de dor e tristeza, presto à família enlutada meus sinceros sentimentos e condolências. Haroldo, presente! Hoje e sempre!”.

A deputada federal Jandira Feghali (RJ) declarou: “Haroldo, você parte numa hora tão difícil pra nós. Calaram sua voz e nos deixaram órfãos. Um corajoso combatente que enfrentou torturadores sem se curvar, que sempre soube quem eram seus adversários, travou suas lutas de frente, superou tantas adversidades, formulou grandes saídas para as nossas mais difíceis encruzilhadas, lutou por liberdades de pensamentos e ação, por democracia, pluralidade cultural e de organização, soberania nacional, pela legalidade e existência do seu Partido Comunista do Brasil, pela firma superior de convivência, o socialismo”.

E completou: “Agora é silenciado, sem a chance da despedida, da fala, do abraço, vitimado por um inimigo invisível, um vírus. Sua ida me dará mais motivo para lutar contra este governo criminoso. A dor é grande, a saudade também e a sensação de injustiça é muito forte”.

Orlando Silva, deputado federal por São Paulo, disse: “É devastador receber a notícia da morte de Haroldo Lima. Comunista a vida inteira, grande patriota, sobreviveu à Chacina da Lapa, lutou incansavelmente contra a ditadura e pela democracia. Haroldo foi Constituinte, deputado federal, presidente da ANP. Uma perda irreparável”.

O deputado licenciado e secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do MA, Márcio Jerry, escreveu: “Em nome do PCdoB Maranhão, manifesto profundo pesar pela morte do querido camarada Haroldo Lima, um dos mais destacados dirigentes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil. Solidariedade a todos os nossos camaradas, especialmente os da Bahia, familiares e amigos. Haroldo Lima, sempre presente!”.

A deputada estadual da Bahia,Olívia Santana, afirmou: “A dor é tanta que nem cabe no peito. Perdemos um dos nossos imprescindíveis, um coração verdadeiramente socialista parou de bater, diante da barbárie da Covid-19, que se alastra no Brasil, consumindo a vida de milhares de brasileiros. Até quando vamos suportar isso? Meu abraço afetuoso para Solange, sua esposa, e para familiares e amigos, que sofrem com essa terrível perda. Siga em paz, meu bom e amado amigo”.

Leci Brandão, deputada estadual de São Paulo, declarou: “Perdemos um grande brasileiro: Haroldo Lima. Haroldo foi um incansável lutador pela democracia. Enfrentou os porões da ditadura militar, foi Deputado Constituinte, em 1988, e sempre defendeu da soberania do Brasil. A Covid nos levou esse homem de história bonita. Ficam os seus ensinamentos e vamos continuar a sua luta. Haroldo Lima, presente”.

A ex-deputada Manuela d’Ávila declarou: “O Brasil perde Haroldo Lima! Nosso Partido chora a morte de um de homem imprescindível, um gigante. Haroldo, Sua vida foi marcada pelo bom combate, meu camarada. Você nos deixou sonhos, nos deixou exemplo, nos deixou coragem!  Seguiremos!  Haroldo Lima, presente!”.

João Vicente Goulart, presidente do Instituto João Goulart e membro da direção nacional do PCdoB, colocou: “Hoje é um dia triste, um dia de saudades, um dia de perda do grande líder Haroldo Lima. Sua passagem pela vida foi uma passagem de lutas, de resistência, de exemplos de generosidades e deixou-nos a senda a ser caminhada até seus sonhos, a libertação do Brasil das amarras do capitalismo”.

O ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira apontou: “Um grande dirigente e amigo. Estará sempre presente entre nós em toda parte onde alguém levantar firme a bandeira rubra do PCdoB — signo do futuro radioso do povo brasileiro”.

 

Por Priscila Lobregatte