Celebrado mundialmente em 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQI+ recebeu o apoio de lideranças do PCdoB, que reafirmaram, pelas redes sociais, a defesa da luta pela igualdade e contra toda forma de preconceito e opressão.

A presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, declarou: “Amor, respeito e ação para construir um mundo de igualdade!”.

O vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Orlando Silva (SP), destacou: “Por um mundo com mais amor e menos preconceito e intolerância! Viva o Dia do Orgulho LGBTQIAP+!”. Na mesma linha, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) colocou: “Pelo direito de ser, existir e amar. Viva o Dia do Orgulho LGBTQIAP+”.

A deputada federal do PCdoB-AP, professora Marcivânia, salientou: “Reconhecer a diversidade é uma questão de civilidade. Não é favor, é dever de qualquer instituição minimamente humana e moderna. Contudo, deve começar dentro de casa, na escola, no círculo de amigos. Que não fiquemos só na celebração, mas que seja um exercício diário.”

Jandira Feghali, deputada federal do PCdoB-RJ, apontou: “É preciso celebrar o amor e a família! Que difícil mês do Orgulho LGBTQIAP+. Fiquei absolutamente devastada e horrorizada com a violência sofrida por Roberta, mulher trans, em Recife. Então, em tempos de tanta violência e intolerância, é preciso celebrar, saudar e festejar o amor, a existência, os direitos e as realizações das pessoas LGBTQI+”.

A ex-deputada Manuela d’Ávila salientou: “Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, reforçamos nosso compromisso com a luta em defesa dos direitos e contra o preconceito. Além disso, é central que derrotemos Bolsonaro e essa política que alimenta o ódio e mata pessoas LGBTQIAP + todos os dias. Estamos juntes!”.

 

Por Priscila Lobregatte