Vanessa Grazziotin, Manuela d'Ávila e Eron Bezerra destacam desinformação como vetor de caos no Amazonas

A ex-deputada pelo PCdoB, Manuela d’Ávila (RS), a ex-senadora pelo PCdoB do Amazonas, Vanessa Grazziotin e o presidente da legenda no estado, Eron Bezerra, debateram os impactos do colapso sanitário e funerário do coronavírus sobre a população do Amazonas em transmissão ao vivo nas redes sociais do Portal do Movimento Popular. Um dos aspectos em destaque na conversa, que ocorreu nesta quarta-feira (6), é o papel dos governos e da mídia na disseminação e no controle da contaminação pela covid-19.

Para Vanessa, parte significativa dos problemas enfrentados pelo estado do Amazonas dizem respeito à inação dos governos somada à postura dos governantes que “minimizam como uma gripezinha” a pandemia, desde o início da crise.

Para a ex-senadora, os meios de comunicação têm jogado papel importante na manutenção do caos, por exemplo, com apresentadores de TV que não deram importância para os alertas e incentivaram a população a continuar na rua.

Manuela d’Ávila, que tem se especializado no debate sobre notícias falsas, desinformação e redes sociais, lembrou que o estado tem a obrigação de enfrentar a pandemia também provendo informação de qualidade, seja por meio da internet, seja por meio da radiodifusão.

Eron Bezerra destacou que a curva de contaminação no Amazonas segue em crescimento exponencial. “E agora a situação tende a ficar ainda mais grave, alcançando o interior, onde não há estrutura nenhuma, nem de transporte”, comentou, lembrando a vulnerabilidade extrema da população indígena, maioria em diversos municípios.

“A mim interessa discutir responsabilidades e o que podemos fazer no pós-pandemia para evitar novas tragédias como esta”, destacou o líder partidário, enfatizando o papel do estado e dos serviços públicos, que precisam ser, na opinião dele, valorizados.

Assista na íntegra:


Saiba mais:
Artigo de Vanessa Grazziotin: Manaus está chorando

Presidente do PCdoB-AM fala de lições do coronavírus diante do colapso