Às vésperas do último dia para tirar ou regularizar o título eleitoral, lideranças do PCdoB voltaram a alertar, via redes sociais, sobre a importância dos jovens poderem votar e mudar o Brasil no pleito geral deste ano. O prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral para estes processos termina nesta quarta-feira (4).

“O voto é a esperança de um Brasil menos desigual, com oportunidades para todos, comida na mesa e vida digna. Não deixe pra depois! Nosso país precisa da ajuda de todos para voltar a se desenvolver e superar esse período de ataques, desmonte e destruição”, declarou a vice-presidenta nacional do PCdoB, Manuela d’Avila.

“Vocês já sabem que amanhã é o último dia pra tirar ou regularizar o título de eleitor, né? Se você já tirou, não deixe de ajudar a divulgar as informações necessárias, Se você não tirou, acorda meu filho!”, disse Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e integrante do Comitê Central do PCdoB.

“Vivemos num período de desesperança, mas podemos fazer a diferença com nossa luta e criatividade. Nosso sonho é viver num Brasil de funk, trabalho, educação, felicidade e comida na mesa. Temos cara e coragem pra virar esse jogo!”, colocou. A estudante também destacou que “o voto é muito importante para que a gente possa ligar a televisão e ver pessoas como nós (na política), que nos represente, pessoas que defendam a educação e a juventude negra”.

Bruna Brelaz, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), declarou: “Atenção jovens! Vocês têm hoje e amanhã para tirar o título! Galera que precisa transferir ou regularizar também. Não deixa para os últimos minutos não. Abre já esse site e vamos abrir os caminhos para ter um governante decente a frente do nosso país”. Em outra postagem, salientou: “Vamos derrotar Bolsonaro, e colocá-lo na lata de lixo da história”.

Orientações do TSE

Conforme destaca o site do TSE, tanto alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso que o usuário fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Também é preciso tirar uma selfie segurando o documento que foi apresentado próximo do rosto.

Na página do Autoatendimento do Eleitor, o usuário deve clicar no serviço procurado: “Tire seu título” ou “Inclua seu nome social”, ou ainda, peça para Imprimir título eleitoral.

Para saber mais, acesse a o Autoatendimento na página do TSE