"O Acordo dará um grande impulso à recuperação econômica no pós-covid-19", diz o secretário-geral da ASEAN.

A Associação Econômica Integral Regional (RCEP, na sigla em inglês), entrou em vigor neste dia 1º de janeiro liderada pela China e integrada ainda por Austrália, Brunei, Camboja, China, Japão, Laos, Nova Zelândia, Singapura, Tailândia e Vietnã, países que ratificaram o acordo.

A Coreia do Sul se unirá ao bloco no próximo dia 1º de fevereiro e as Filipinas, Malásia, Indonésia e Mianmar 60 dias após a ratificação, aceitação ou aprovação pelo Secretário-Geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) como Depositário do RCEP.

Segundo dados do Banco Mundial, o acordo deve cobrir 2,3 bilhões de pessoas, com um produto interno bruto combinado de $ 25,8 trilhões de dólares, que representa cerca de 30% do PIB global, e será responsável por US $ 12,7 trilhões, mais de um quarto do comércio global em bens e serviços e 31% dos fluxos globais do Ambiente de Desenvolvimento Integrado, IDE.

“A entrada em vigor do Acordo RCEP é uma manifestação da vontade de fortalecer a integração econômica regional; apoiar um sistema de comércio multilateral livre, justo, inclusivo e baseado em regras; e, em última instância, contribuir para os esforços de recuperação global após uma pandemia”, destacou a declaração da ASEAN.

O texto também indica que “o RCEP promete gerar novas oportunidades comerciais e de emprego, fortalecer as cadeias produtivas da região e promover a participação das micro, pequenas e médias empresas no valor regional, cadeias e centros produtivos, por meio de novos compromissos de acesso a mercados e regras e disciplinas modernas e simplificadas”.

Em novembro passado, o secretário-geral da ASEAN, Dato Lim Jock Hoi, de Brunei, já havia declarado à imprensa que “a implementação do Acordo RCEP dará um tremendo impulso aos esforços de recuperação econômica pós-covid-19” na área. A este respeito, o Secretariado da ASEAN expressou o seu compromisso de apoiar o processo RCEP para garantir a sua instalação eficaz e eficiente.

Para o ministro chinês do Comércio, Wang Wentao, Pequim se preparou por muito tempo para cumprir as mais de 700 obrigações contratuais do acordo, respeitando os interesses do conjunto dos países.

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Parceria Econômica Integral Regional (RCEP) será o “novo centro de gravidade” do comércio mundial quando operar com força total. Pelo seu tamanho, será o “maior bloco econômico do mundo”.