Nos próximos dias 22 e 23 de março, a cidade de Salvador recebe o Festival Vermelho, um evento realizado pelo PCdoB e pela Fundação Maurício Grabois que traz para a capital baiana uma extensa programação repleta de atividades culturais e políticas no coração da cidade, o bairro Santo Antônio Além do Carmo. E já temos as primeiras atrações confirmadas. Os cantores e compositores Lenine e Chico César vão apresentar seus grandes sucessos ao público, que terá entrada gratuita.

No palco, os músicos entregam um pouco de seus maiores sucessos. Chico traz consigo sua mistura do forró do norte brasileiro ao reggae jamaicano, do coco ao elétrico rock urbano. Lenine, por sua vez, soma com sua rica e poética trajetória de quem já contabiliza 6 Grammys ao longo de sua carreira com álbuns históricos consagrados pelo mundo todo.

Com o tema “Cultivando a Democracia”, o evento recebe esses grandes artistas e também se estende entre o Largo do Santo Antônio, a Chácara Baluarte e a escola Divino Mestre, reunindo diversas lideranças políticas nacionais e locais, nesse que promete ser um espaço para publicizar as lutas, bandeiras e preocupações políticas, num momento de integração e festividade.

Leia também: 2º Festival Vermelho será em Salvador; confira as datas

A capital baiana é a segunda cidade a sediar o evento. O 1° Festival Vermelho ocorreu no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ) – a cidade onde o PCdoB foi fundado. Sob o lema “Florescer a Esperança”, o evento foi o ponto alto da celebração do centenário do Partido, em 2022, e contou com a participação do presidente Lula e atrações musicais de peso, como Zélia Duncan, BNegão, Mart’nália e outros, em mais de 30 horas de programação simultânea com debates, shows, feira gastronômica e lançamentos.

Segundo a presidenta nacional do partido, Luciana Santos, o Festival Vermelho é a festa da democracia, “uma potente articulação política e cultura, dois elementos de transformação, imprescindíveis para a construção de um futuro melhor”. Portanto, o Festival Vermelho “é um palco para celebrar a democracia e as conquistas da nossa gente.”, afirmou Luciana, que também é ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Santos ainda celebrou a escolha de Salvador para realização do evento. “Escolhemos fazer no Nordeste, na Bahia, o estado mais negro do Brasil, marcado pelas lutas libertárias e revoltas populares. Nesse sentido, Salvador tem muita identidade com todas as lutas libertárias deste país”, disse a dirigente comunista. “Salvador continua contemporânea”. Em breve, será divulgada a programação completa.

Serviço:
Festival Vermelho
Data: dias 22 e 23 de março
Local: Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
Siga: @festival.vermelho