A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) repudiou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o ataque realizado por extremistas contra um terreiro de umbanda em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, na segunda-feira (3). Segundo testemunhas, um grupo de 30 criminosos jogou bombas caseiras no local. Um dos frequentadores do local foi espancado e teve alguns dentes da boca quebrados durante o ataque.
“Já estamos cansados de ver a intolerância religiosa, principalmente contra as religiões de matriz africana. Em Ribeirão Preto, criminosos soltaram bombas e agrediram filhos de fé que estavam num culto. É preciso apurar os fatos e aplicar a lei contra esses criminosos. Usamos a tribuna para denunciar o fato e cobrar das autoridades que se cumpra a lei”, exigiu a deputada.
No plenário, Leci denunciou que “enquanto as religiões cristãs tem proteção, os adeptos da Umbanda e do Candomblé tem que se defender de bandido, que agridem, atiram e batem, tá tudo errado. Todo mundo sabe que eu sou uma pessoa que aprovo, que respeito, concordo com projetos dos deputados de outras religiões sem maior problema. Agora quando chega as religiões de matriz africana, sempre existem esses ataques e cada vez mais piores”.
O ataque ocorreu durante uma reunião religiosa. Houve tumulto e, na saída do espaço, os religiosos foram atacados com pedradas, pauladas, socos e pontapés.
A mãe de santo e uma das organizadoras do espaço religioso Solange Brito, conta que 12 pessoas estavam presentes no local no momento do ataque.
Jonathan Brito precisou ser hospitalizado após agressão – Foto: Reprodução
“Foi a quarta vez que jogaram bombas. Nesse episódio, havia um bebê, que chegou a desmaiar. Quando saímos, eles vieram com paus e pedras pra cima da gente”, contou.
Ela relata que um de seus filhos, Jonathan Brito, que também estava no local, foi cercado pelos agressores e agredido. Ele precisou ser transportado de ambulância até uma unidade de saúde para receber atendimento médico.
“Bateram na cara do meu menino, depois rasgaram a boca dele. Ele chegou a convulsionar. Ele foi atendido na unidade de saúde do bairro, ficou um dia internado, e perdeu todos os dentes da frente”, contou.
A Polícia Civil de Ribeirão Preto informou que a denúncia foi registrada e que irá investigar a autoria do ataque.