China também exige mais detalhes sobre laboratórios biológicos mantidos pelos EUA na Ucrânia

O Ministério da Defesa russo afirma ter recebido documentos segundo os quais EUA fizeram experimentos na Ucrânia para estudar a transmissão de patógenos através de aves. As informações são de que o risco é grande pois se tratam de aves que migram entre o país e seus vizinhos

Segundo afirmou o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov (especializado na questão de defesa contra armas biológicas), em declaração desta quinta-feira (10), as Forças Armadas russas encontraram evidências de que o Pentágono financiava pesquisas para criar mecanismos de propagação secreta de patógenos letais.

“Além disso, particular interesse suscitou a informação detalhada sobre a realização pelos EUA de um projeto de estudo de propagação de patógenos por aves selvagens que migram entre a Ucrânia e Rússia e outros países vizinhos. De acordo com os documentos, os norte-americanos iriam avançar na Ucrânia, em 2022, com trabalhos sobre [agentes] patógenos de aves, morcegos, répteis, com a posterior transição para o estudo da possibilidade de estes animais disseminarem a peste suína africana e antraz”, disse o representante da Defesa russa nesta quinta-feira (10).

Em breve, o Ministério da Defesa da Rússia publicará outro pacote de documentos sobre as atividades biológico-militares secretas dos EUA no território da Ucrânia, observou Konashenkov.

Segundo ele, os especialistas militares russos em proteção química, biológica e radiológica analisaram documentos sobre a transferência de materiais biológicos humanos obtidos na Ucrânia.

Na quarta-feira (9), Maria Zakharova, representante oficial da chancelaria russa, afirmou que laboratórios biológicos ucranianos perto das fronteiras da Rússia estavam envolvidos no desenvolvimento de componentes para armas biológicas.

“Nos últimos dias foram confirmados os nossos receios de longa data, que temos repetidamente expressado por mais de um ano, sobre o desenvolvimento dos referidos materiais biológicos para uso militar pelos EUA no território da Ucrânia sob os auspícios dos respectivos serviços especiais dos EUA”, apontou Zakharova.

A Rússia questiona se estes materiais biológicos de laboratórios ucranianos foram destruídos e em que mãos eles foram parar, disse a diplomata russa.

“Posso fazer outra pergunta? Como isso tudo foi destruído. E se tudo isso foi eliminado?”, questionou Zakharova.

A subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, confirmou que na Ucrânia existem instalações de pesquisa biológica e que Kiev e Washington trabalharam para evitar que os materiais acumulados lá caiam nas mãos das forças russas.