Metroviários em luta contra a desocupação da sede do sindicato

O Sindicato considera a medida uma vitória da categoria, dos movimentos sociais e do Departamento Jurídico da entidade, que luta contra o autoritarismo do governador tucano.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo conseguiu medida judicial que suspendeu a reintegração de posse de sua sede. A juíza Luiza Barros Roza Verotti considerou questões sociais para não gerar mais “desarmonia” que efetivação de direitos.

O Sindicato considera a medida uma vitória da categoria, dos movimentos sociais e do Departamento Jurídico da entidade.

A sede no Tatuapé foi leiloada arbitrariamente pelo governo Doria em ações que os trabalhadores consideram antissindical e antidemocrática.

O terreno onde está a sede foi cedido pelo governo estadual no final da década de 1980 pelo regime de comodato. A sede foi construída com recursos vindos dos próprios trabalhadores e inaugurada em 8/12/1990.

Sem qualquer diálogo com o Sindicato, no dia 28/5 foi realizado o leilão da sede pelo valor de R$ 14,4 milhões, embora seja avaliada pelo mercado em R$ 25 milhões. As construções feitas no terreno são incorporadas como propriedade do governo. A sede, levantada com recursos da própria categoria, tem quadra poliesportiva, estúdio musical, salas e área de lazer.

Leia a nota do sindicato: