Olívia Santana buscou justiça diante do crime de racismo

A Justiça da Bahia condenou Neilda Girodelli por injúria racial contra a deputada estadual da Bahia e pré-candidata a prefeitura de Salvador pelo PCdoB, Olívia Santana. A ré respondeu ao processo depois que atacou com insultos racistas Olívia, que na época do fato era secretária do Trabalho e Esporte do Estado, durante um evento em um hotel de Salvador.

A agressora foi condenada a 2 anos e 7 meses de reclusão, e a pena foi convertida em restrições de direitos. Na decisão, a juíza do caso definiu que Neilda deverá prestar serviços à comunidade, preferencialmente de assistência à população afrodescendente, e ainda terá limitações durante os finais de semana.

Olívia afirmou que está satisfeita com a decisão. “Quando denunciei, o meu objetivo não era vingança, era justiça. Espero muito que essa senhora nunca mais venha a ferir ninguém como feriu a mim, naquele dia de dor e humilhação racista que vivi publicamente”.

Uma outra mulher também participou das agressões, mas não chegou a ser indiciada. Eutalia Moraes de Araújo aceitou uma proposta do Ministério Público do Estado (MP-BA) para conceder cestas básicas para uma instituição e obteve a suspensão condicional por 2 anos, desde que cumpra o acordo.