O pré-candidato a prefeito de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Juliano Roso (PCdoB) criticou um eventual adiamento das eleições municipais de 2020. Segundo ele, a ideia da prorrogação dos mandatos atuais “seria ruim para a democracia brasileira”.
Atual presidente estadual da sigla, Juliano Roso já foi vice-prefeito e deputado estadual gaúcho. Em entrevista ao portal Diário do Amanhã, ele destaca que a preocupação do seu partido, neste momento, não é a eleição, mas sim a “situação grave que o país passa por causa do coronavírus”.
Roso considera “natural” o adiamento do pleito por “alguns dias ou meses”, mas defende a eleição ainda em 2020. “Acredito que a eleição que estava marcada para outubro deva ficar para novembro ou dezembro, isso é natural. Seria ruim para a democracia brasileira se não ocorressem as eleições, como alguns têm ventilado. Seria ruim a prorrogação dos mandatos”, disse.
O pré-candidato destacou ainda que a “energia do PCdoB” está voltada para “ações de solidariedade, para pensar questões referentes à pandemia e a economia”. E explicou que foi formado um grupo multidisciplinar para a formulação das propostas para a superação da crise econômica e com medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia.
O planejamento idealizado pelo partido deverá ser apresentado para o governo atual e durante o processo eleitoral. O nome de Roso foi escolhido como pré-candidato a prefeito em fevereiro deste ano.
HORÁRIO ELEITORAL
Ele argumenta também que a pandemia causará uma eleição “atípica” e que as propostas apresentadas pelos candidatos deverão “dialogar com a realidade imposta”. “Talvez não haja nem a possibilidade de fazer a campanha corpo a corpo”, analisa o pré-candidato.
O pré-candidato sugeriu para a direção nacional do PCdoB que inicie o debate junto ao Congresso Nacional sobre a ampliação do horário eleitoral gratuito nas rádios e TVs. “Como as pessoas vão conhecer as propostas, as candidaturas, dialogar com as campanhas, ouvir os candidatos, se o corpo a corpo deverá ser limitado? os horários eleitorais são cada vez mais curtos”, finaliza.
PRÉ-CANDIDATO
Formado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Juliano foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UPF e Vice-Presidente Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), participando diretamente do movimento Fora Collor.
Roso iniciou a sua carreira política em Passo Fundo, concorreu a vereador pela primeira vez nas eleições de 1996, tendo sido o candidato mais votado do partido, porém não conseguiu eleger-se. Posteriormente foi eleito vereador por três mandatos, sendo sempre o mais votado da coligação. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Passo Fundo junto com o prefeito. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.