O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e dirigente do PCdoB, José Bertotti, anunciou sua saída da pasta para se lançar pré-candidato a deputado estadual. Em seu lugar, assume a secretária executiva, também dirigente do PCdoB, Inamara Melo. O anúncio foi feito na sexta-feira (1º).

Pelas redes sociais, José Bertotti agradeceu ao governador Paulo Câmara “pela confiança e pelo aprendizado”, à vice-governadora e presidenta da legenda, Luciana Santos, e ao PCdoB, “pela oportunidade de representar o partido neste grande desafio”.

Bertotti declarou ainda que “junto a um time com muita disposição e talento, enfrentamos a crise do óleo nas praias, desenvolvemos projetos de reflorestamento, redesenhamos o Parque Estadual de Dois Irmãos, defendemos Fernando de Noronha. Apontamos para a criação de empregos verdes e para um projeto de desenvolvimento sustentável, e preparamos um roteiro para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade: a emergência climática, dentre tantos outros avanços e vitórias na pauta ambiental”.

Ele salientou ainda que tudo isso foi feito “em meio à pandemia do coronavírus e enfrentando o negacionismo científico, a inoperância e a truculência do governo Bolsonaro, que não mediu esforços para desconstruir as políticas ambientais do Estado Brasileiro”.

Bertotti também agradeceu “a todas e todos que contribuíram com a consolidação deste importante legado ambiental — servidores, colaboradores, a área acadêmica, e instituições privadas”.

No sábado (2), Inamara Melo também se pronunciou pelas redes sociais. Ela destacou que “José Bertotti assumiu a missão de ser nosso porta-voz numa trincheira de luta absolutamente necessária à construção de uma sociedade sustentável, se lançando como pré-candidato à deputado estadual”.

Inamara acrescentou ainda que “ficamos com a tarefa de seguir e concluir a gestão, consolidando o importante legado que ele entrega à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas). Sucedê-lo não é tarefa pequena, nem fácil. A passagem de Bertotti pela Semas foi marcante e histórica”.

A secretária-executiva que agora assume a pasta também agradeceu pela “oportunidade de trabalharmos juntos” e disse estar “extremamente honrada pela confiança em mim depositada, o que me dá ânimo para enfrentar os grandes desafios que virão”. E concluiu: “Carrego duas certezas. A  parceria com Bertotti não termina aqui e vamos contar com uma turma decidida em tornar vitorioso o projeto de Pernambuco verde e sustentável”.

Quem são Bertotti e Inamara

José Bertotti é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco.

Entre outros cargos exercidos na administração pública, foi secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (2009/2012); secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2014) e secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (2019/2022).

Inamara Melo é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e, entre outras funções, foi secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e Gerente de Promoção da Cidadania para as Mulheres na Secretaria da Mulher do Recife.

Priscila Lobregatte