À esquerda, o jornalista Pablo Rodrigo numa tentativa de ouvir o governador do Estado, Mauro Mendes. Foto: Enock Cavalcanti

O jornalista Pablo Rodrigo que cobre temas do Mato Grosso no jornal A Gazeta e como colaborador da agência Folha em Cuiabá vem sofrendo ameaça e intimidação, via processo judicial, após publicação de reportagem que denuncia envolvimento de empresa do filho do governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil).

A reportagem em questão se deu a partir de apuração proveniente da Operação Hermes, da Polícia Federal e fontes do caso que relataram compra de mercúrio ilegal para utilização em garimpos, por empresas, entre elas, a do filho do governador do Estado, Luís Mendes.

A matéria foi publicada em 9 de julho de 2023, no dia seguinte, foi atualizada com declaração do governador sobre o caso, mesmo assim, o jornalista sofreu ameaça e intimidação, por meio de processos judiciais. Quatro dias depois, em 13 de julho de 2023, o governador Mauro Mendes e seu filho, ingressaram com uma ação judicial contra o jornalista e o veículo de imprensa que publicou a matéria.

Na ação, requerem: censura da matéria; retratação pública; pedido de desculpas; condenação dos réus, pagamento de indenização por danos morais fixados em R$ 660 mil, além de honorários de sucumbência, custas processuais, e juros de 1% ao mês a serem aplicados desde a data do suposto ato ilícito.

Não é a primeira vez que Pablo Rodrigo é agredido pelo governador do Mato Grosso, o mandatário já chegou deferir fortes tapas no peito do jornalista, em novembro de 2019, ao ser questionado em coletiva de imprensa sobre caso em que ele havia se tornado réu. Na época, nem o jornal, nem o jornalista quiseram registrar Boletim de Ocorrência, mesmo com inúmeras testemunhas que presenciaram o ato.

Há também na Procuradoria Geral da República (PGR) uma investigação envolvendo o governador em que outro jornalista denuncia Mauro Mendes por chegar a contratar detetive para persegui-lo e tentar incriminá-lo, como mostrou reportagem da Agência Pública em 26 de janeiro deste ano.

Em nota oficial, a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores repudiou toda e qualquer forma de censura sofrida pelo jornalista, considerando inadmissível que o profissional sofra qualquer tipo de perseguição ou tentativa de intimidação.

“A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia na medida em que é um direito da sociedade estar bem informada. Principalmente sobre a ação daqueles que são representantes políticos e pessoas públicas, eleitos pela coletividade. Ao jornalista Pablo Rodrigo rendemos nossa solidariedade”, aponta trecho da nota.

Em suas redes sociais, o jornalista confirmou que está “sendo processado pelo governador de Mato Grosso, que incomodado com minhas reportagens, tenta me intimidar com ação pedindo quase R$ 1 milhão, além de usar a Polícia Civil para me investigar. Continuarei fazendo Jornalismo mesmo com ameaças”, retrucou.

O PCdoB publicou em suas redes sociais uma postagem em apoio e solidariedade ao jornalista. AQUI.

Pablo Rodrigo é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atua nos principais meios de comunicação. É repórter do Jornal A Gazeta em Cuiabá, já produziu reportagens para o Congresso em Foco e é colaborador da Agência Folha desde 2016.