Durante Comissão Geral Extraordinária destinada a debater o Projeto de Lei 4530/2004, que dispõe sobre o Plano Nacional da Juventude, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) ressaltou a oportunidade das discussões com o propósito de atualizar as diretrizes construídas na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Este Plano Nacional de Juventude é uma conquista histórica. Será que poderíamos imaginar que quando Castro Alves escreveu seus poemas confrontando a escravidão que existia no País começou a história de vocês, dos jovens e das jovens que estão aqui, continuando os ideais libertários?”, questionou da tribuna da Câmara.

A parlamentar destacou ainda que o Plano Nacional de Educação “será atualizado através de consulta das bases, das plenárias municipais e, sem nenhuma dúvida, das juventudes partidárias e estas serão realizadas a partir da construção da prática política que se faz nos grêmios, que se faz nas ruas e que se faz nos partidos políticos”.

Discurso

Eis a íntegra do pronunciamento da deputada federal Jô Moraes:

“Caro Presidente, é muito bom sabermos que esta Comissão Geral teve a finalidade de representar a juventude do Brasil, a juventude plural, a juventude que tem ideias, a juventude que quer ser consultada e apresentar as suas propostas aqui.
Sinto aqui muita alegria e satisfação, e sou a mais experiente jovem que está aqui, que vivi toda a experiência de luta dos estudantes brasileiros, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, da União Nacional dos Estudantes, e de tantas outras entidades que estão aqui representadas.
Faço questão de cumprimentar o Anderson, da CONJUVE, o Assis, brilhante e polêmico jovem que quer debater suas ideias com quem pensa diferente, e nós achamos muito importante esse contraditório; quero cumprimentar o Maicon, por sua experiência de gestão; o nosso vereador, Thales Leonel, nossa querida Luciana.
Faço isso — e me perdoem se não citei alguns — porque é muito importante dar visibilidade a essa juventude, que está presente nesta Mesa, e expressa a construção de cada parcela da juventude do Brasil.
Eu queria dizer aqui, concluindo, para respeitar a decisão do Presidente, que este Plano Nacional de Juventude é uma conquista histórica. Será que poderíamos imaginar que quando Castro Alves escreveu seus poemas confrontando a escravidão que existia no País começou a história de vocês, dos jovens e das jovens que estão aqui, continuando os ideais libertários?

Tenham certeza que, com esta condução, o Plano Nacional de Educação, construído na gestão do Presidente Lula, será atualizado numa consulta da base, das plenárias municipais e, sem nenhuma dúvida, das juventudes partidárias. O mais bonito aqui é que os resultados realizar-se pela construção da prática política que se faz nos grêmios, que se faz nas ruas e que se faz nos partidos políticos e nestas instituições. Parabéns, Presidente!
Vamos à luta para assegurar um Plano Nacional de Juventude que não mate e que não reforce os assassinatos da juventude negra, um Plano Nacional de Juventude que dê a liberdade de as mulheres jovens compreenderem seus direitos, um Plano Nacional de Juventude que faça da cultura e da liberdade a realização de vocês. Parabéns a todos que estão aqui!”