A Caixa Econômica Federal anunciou na segunda-feira (6/1) a criação e uma sociedade com a japonesa Tokyo Marine “que explorará, pelo prazo de 20 anos, os ramos de seguros Habitacional e Residencial na rede de distribuição da Caixa Econômica Federal (“Balcão CAIXA”)”.
Segundo o comunicado, a maioria das ações com direito a voto ficará com os japoneses. “A Caixa Seguridade terá 75% de participação no capital total da nova sociedade (“Nova Companhia”), sendo titular de 49,99% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais da Nova Companhia. A Tokio Marine deterá 50,01% das ações ordinárias, em montante correspondente a 25% de participação no capital total da Nova Companhia“.
O seguro habitacional é considerado a “joia da coroa” do banco público, responsável por cerca de 70% do financiamento de crédito imobiliário.
Em outubro do ano passado, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, seguindo à risca as diretrizes do ministro da Economia, Paulo Guedes, de “privatizar tudo”, declarou que pretende abrir uma sequência de ofertas públicas de ações (IPO’s) das subsidiárias da CEF este ano, ou seja, dará sequência à privatização das subsidiárias iniciada com a Lotex em 22 de outubro do 2019 até à tentativa de abertura de capital da Caixa Econômica Federal.
A Caixa Seguridade é o quarto maior grupo segurador do país, organizando as participações da CAIXA em seguros, previdência privada, capitalização e consórcio, com acesso aos mais de 80 milhões de clientes do banco público.