A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) sugeriu que Michel Temer incorpore o plano de demissão voluntária, nesta última segunda-feira (7). Em julho deste ano, o governo Temer editou a Medida Provisória 792, que cria o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para servidores. Esta foi mais uma estratégia do Executivo para garantir uma folga às contas públicas e reduzir o déficit orçamentário.

“Já que Temer quer desligar milhares de servidores do governo para fazer a economia crescer, agora ele pode dar exemplo e ser o primeiro a puxar a fila. Aliás, ele saindo já é ótimo para a economia”, ironizou a deputada.

Além do desligamento dos servidores, o PDV propõe hipóteses para a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional e para a Licença Incentivada sem Remuneração de servidores públicos civis do Executivo Federal.

De acordo com a emenda, para a retomada do crescimento econômico, ao contrário do que determina o texto enviado para a análise do Congresso Nacional, “é preciso combater a origem dos entraves que ele enfrenta. O principal é um governo ilegítimo que tem como único objetivo cortar gastos e favorecer o capital financeiro. Para retomar o rumo do crescimento com distribuição de renda, é preciso que o presidente da República tenha a opção de aderir ao programa”.