A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) prestou solidariedade ao escritor, cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda após ele ter sido censurado pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (13). Chico e outros artistas intelectuais foram consultados sobre dar a opinião a respeito da condenação do ex-presidente Lula feita pelo juiz Sérgio Moro.

O cantor respondeu com criatividade e humor. “O Globo faz a diferença”, escreveu Chico. A frase era irônica e se tratava de quando Moro, responsável pela Operação Lava Jato, foi homenageado e premiado pelo jornal em seu prêmio anual, “Faz diferença”.

Jandira se pronunciou após a censura do O Globo. “Chico foi censurado de forma absurda pelo jornal e o conglomerado. Ele tem uma história nesse país. É um orgulho nosso diante do mundo, pela sua obra, arte e coerência. Coerência de cidadão, da sua arte e política.”, declarou a comunista.

A frase do escritor deixa explícito o pensamento que o jornal “fez diferença” na sentença de Lula, de nove anos e seis meses. Sendo uma maneira de alertar o papel do monopólio dos meios de comunicação.

Todos os artistas foram publicados, menos Chico Buarque. Na minha opinião uma atitude de censura e desrespeito, por não considerar o peso e a responsabilidade desse nosso grande artista brasileiro. Quero aqui denunciar a censura e ao mesmo tempo me solidarizar com carinho, admiração e profundo afeto”, disse Jandira

Assista a crítica da deputada Jandira Feghali: