Direto de Brasília, a deputada federal (PCdoB-RJ), Jandira Feghali comentou sobre como foi a sessão solene que homenageou os 30 anos da Constituição brasileira realizada nesta terça-feira (6), em Brasília.

Para ela, é temerário que neste cenário político, com a vitória de Jair Bolsonaro, a Constituição seja realmente respeitada. Nos preocupa muito se a Constituição será preservada apesar do discurso público de respeito à Constituição, disse Jandira.

A parlamentar lembrou que diversas emendas constitucionais já aprovadas nestes últimos 30 anos que modificavam os direitos já antes resguardados e tantas outras lutas que travaram no Congresso para preservar até mesmo cláusulas pétreas. “Na verdade, neste histórico alguns direitos não têm sido muito respeitados, houve várias distorções, recordou Jandira. “Várias tentativas tentando tirar o capítulo da seguridade social”, afirmou.

Jandira lembrou ainda do golpe de 2016 que a Constituição não foi respeitada.  Mesmo a prisão de Lula e até mesmo, diante de vários discursos de Bolsonaro feitos ainda durante a própria eleição, lembrou a parlamentar.

“A nossa preocupação é que vários artigos possam ser modificados dentro do texto constitucional”, explicou Jandira. “Essa democracia deveria ser respeitada!”

“Não podemos ver uma hipocrisia de defesa da Constituição em tese e a sua destruição na prática. Nós precisamos, de fato, defender verdadeiramente os direitos garantidos na Constituição, não apenas no discurso”.

Para defender a democracia e os direitos constitucionais, disse, Jandira, é necessário que toda “a sociedade brasileira, não apenas a esquerda, os democratas, os progressistas, uma frente ampla, possa defender a liberdade, a democracia”.

A parlamentar disse que é necessário, “a partir de agora, imediatamente, preservar esses direitos e não permitir que acordos entre o atual e o futuro governo derrubem o texto constitucional que com tanto custo, e com tanta luta, foi conquistada depois da ditadura militar que durou 21 anos”.