Bolsonaro "não consegue conviver com a democracia", diz Jandira Feghali. Foto: reprodução

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (21) em suas redes sociais, a deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB do Rio de Janeiro, homenageou Paulo Freire, que faria 99 anos no dia 19 de setembro, traçando um paralelo entre seus ensinamentos e o atual momento vivido pelo Brasil sob o bolsonarismo.

“Paulo Freire foi um homem que entendeu a educação como liberdade. Sempre entendeu que ensinar também era aprender e que ninguém sabia tudo, nem ignorava tudo, porque os saberes são diferenciados e essa diversidade é o Brasil. Paulo Freire também entendeu a democracia e a liberdades como valor maior, até para superar a opressão”.

A deputada seguiu dirigindo-se ao presidente Bolsonaro: “Digo isso, presidente, porque a educação é co-irmã dessa diversidade de saberes e da cultura e por isso mesmo, o governo que temos hoje escolheu a educação, a cultura e os cientistas que têm um saber crítico como alvos ideológicos”.

Jandira continuou apontando que o atual governo ataca permanentemente a “possibilidade de a educação, a cultura e a ciência serem pautas relevantes na realidade brasileira porque entendeu que quem diverge, quem forma visão crítica da sociedade, quem pode formar cidadania e gerar transformação plena não tem vez e não tem voz”.

Até porque, diz, “o governo Bolsonaro, além de se somar a uma agenda ultraliberal na economia, é a face mais obscura do capitalismo contemporâneo. Se pauta pela ausência da contradita e da divergência, não consegue conviver com a democracia, nem com as diversas dimensões da liberdade. Isso é típico de governos de característica fascista”.

Assista a íntegra:

 

Por Priscila Lobregatte