Em pronunciamento nesta terça-feira (19), a parlamentar destacou “que toda e qualquer manifestação de racismo merece registro” e lembrou que o Brasil tem lei e que racismo é crime inafiançável. “E todos os deputados que aqui sustentarem posições racistas estão sujeitos à Constituição e a Lei”, registrou Jandira, referindo-se ao deputado Coronel Tadeu (PSL), que vandalizou o mural de uma exposição contra o racismo no corredor da Câmara dos Deputados.

“Pode não parecer, mas esse país tem Constituição que foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e existiu uma mulher negra que ajudou a elaborar essa Constituição, chama-se Benedita da Silva que merece nosso respeito”, saudou a parlamentar, arrancando aplausos do Plenário.

Jandira prometeu entrar com todas as ações cabíveis contra os três crimes que, na visão dela,  o parlamentar que se elegeu pelo mesmo partido de Bolsonaro cometeu:

“A primeira (violação é) de racismo, a segunda por depredação do patrimônio público e a terceira por quebra de decoro, citou e “contra esses crimes já estamos solicitando providências”, referendou Jandira.

A parlamentar esclareceu que o conteúdo da placa exposta deixava claro que se tratava de uma denúncia contra a violência policial que atinge a população negra brasileira. Ela citou como exemplo o Estado do Rio de Janeiro, que nos últimos tempos coleciona seis mortes de crianças por balas perdidas e várias delas pela arma da polícia. “Não se pode negar que isso é real, é uma denúncia que está em toda imprensa brasileira e mundial”, ressaltou Jandira.

Para ela, o deputado “não tolerou, não suportou” a realidade e isso é o problema do Brasil.

Solidariedade latino-americana

No mesmo pronunciamento, Jandira levantou a bandeira símbolo de resistência indígena na Bolívia para se solidarizar com os levantes populares que estão ocorrendo na América do Sul, citando além da Bolívia, o Chile, o Equador, o Uruguai, a Colômbia e a Venezuela.

“O nosso continente está ameaçado. Está hoje uma convulsão, está vivendo uma rebelião e nós precisamos nos levantar no Brasil, em solidariedade ao povo latino-americano. A embaixada da Venezuela foi invadida na última quarta-feira (13) e o Itamaraty estava lá sustentando invasores”, denunciou.

“Nós precisamos nos levantar contra ares de violência. Nossa total solidariedade ao povo negro e latino-americano. Aqui no Brasil nós temos a maioria negra”, relembrou Jandira, falando dos vários riscos que vive o povo brasileiro com o governo Bolsonaro.

“Estamos vivendo riscos grandes, milícias digitais se levantam contra os ministros do Supremo Tribunal Federal”.”Está na hora de nos unirmos!”, conclamou a parlamentar.

Confira a integra do seu discurso a seguir: