Após o Ministério Público ingressar com uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) para investigar se houve participação oficial na fuga do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para os Estados Unidos, o governo Bolsonaro retificou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23) a data de exoneração do ex-ministro do cargo.

“Weintraub usou passaporte diplomático pra fugir pros EUA? E, agora nos EUA, é considerado ilegal, já que não é mais componente do Governo brasileiro. Será deportado?”, questionou no Twitter a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no inquérito que apura ameaças aos membros da corte e o esquema criminoso de fake news, Weintraub chegou aos EUA horas depois de ser exonerado do cargo no sábado (20).

Com a correção, o novo decreto de Bolsonaro informa que Weintraub foi exonerado “a partir de 19 de junho de 2020”, sexta-feira.

A polêmica deriva do fato de que possivelmente Weintraub usou sua condição de ministro para desembarcar em Miami no sábado passado e, assim, driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia de covid-19.