Jandira Feghali (PCdoB-RJ) em frente ao edifício da Petrobras

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi impedida de entrar na sede da Petrobras (Edise), na Avenida Chile, Centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (3). A parlamentar comunista se dirigia a uma sala ocupada por dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP). O protesto é parte da greve nacional da categoria.

Jandira afirmou que vai cobrar da Câmara dos Deputados uma ação formal contra o presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

“Vamos fazer a denúncia formal para que a Câmara institucionalmente reaja contra o presidente da Petrobras por impedir uma parlamentar detentora de mandato de entrar numa empresa pública”, discursou a parlamentar, em frente ao prédio.

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira pediu apoio ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na ação que moverá.

Ela considerou a ação um “absurdo” e típica de um governo autoritário. Os dirigentes estão sem água e sem comida na sala. A direção da empresa já acionou a Justiça para que os manifestantes sejam retirados do local.

“Essa empresa vai ter um troco por ter impedido uma parlamentar legitimamente eleita de adentrar a um prédio público”, disse sob aplausos dos grevistas.

Ela também denunciou a Petrobras por meio das redes sociais: