Os desafios políticos de 2022 foram o tema de uma live que reuniu nesta quinta-feira (3), nas redes sociais, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano (PCdoB-Niterói). No encontro, os dois concordaram sobre a necessidade da união das forças progressistas nas eleições de outubro para a Presidência da República, o Senado, a Câmara Federal, os governos estaduais e as Assembleias Legislativas. Só assim, dizem, será possível mudar o Rio de Janeiro e o Brasil. Segundo eles, a prioridade é derrotar nas urnas o presidente Jair Bolsonaro e o governador Cláudio Castro, seu aliado no Estado.

Giordano lembrou a política de terra arrasada de Bolsonaro em todas as áreas, como saúde, educação, economia e meio ambiente. “A gente está enfrentando um momento tão grave quanto decisivo para o povo brasileiro”, disse. “Precisamos fazer de 2022 um ano de superação não só da Covid-19 quanto desses governos que prenunciam o desemprego, a miséria e a morte.”

Jandira concordou e, no âmbito parlamentar, apontou a necessidade de o campo progressista formar grandes bancadas tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia do Rio, para que os parlamentares possam ajudar os futuros ocupantes do Palácio do Planalto e do Palácio Guanabara a governar. “Este é um ano decisivo. Precisamos agir com muita atenção, união e determinação para estancar o retrocesso. O Brasil precisa voltar a dar certo”, afirmou. “A gente tem que encarar a cada dia uma dor, uma perda, e ao mesmo tempo ir buscando vitórias.”

A deputada também elogiou a gestão do secretário das Culturas e disse que chega a se emocionar com suas iniciativas de caráter popular e participativo. Para ela, as boas experiências de Niterói devem servir de exemplo para todo o país. “A boa política precisa ser espalhada”, afirmou.

Você pode assistir a live completa clicando aqui

Por Marcela Canéro

(PL)