Espaço de resistência e luta, o Circo Voador, no Rio de Janeiro, foi palco do lançamento da pré-candidatura de Jandira Feghali a deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro. O ato político-cultural aconteceu na noite desta segunda-feira (4) e contou com a presença da pré-candidata do partido à Presidência da República, Manuela d’Ávila.

A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE); o presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos; o líder da legenda na Câmara, deputado Orlando Silva (SP); o pré-candidato do partido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano; a deputada estadual Enfermeira Rejane (RJ) e a deputada estadual Leci Brandão (SP) também prestigiaram o ato.

“Nós não temos o direito de não vencer as eleições”

Manuela d’Ávila destacou que a deputada Jandira Feghali é uma referência na política. Para ela, pensar na construção das lutas políticas do próximo período, é pensar na urgência e na necessidade de mulheres, como a Jandira, seguirem nos espaços de lutas, de resistência e de construção de transformações sociais.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaA pré-candidata do PCdoB ressaltou que Jandira Feghali resistiu e vem resistindo ao golpe em curso no Brasil. “O golpe é a materialização de um conjunto de políticas que destroem o Brasil e destrói a perspectiva do país se desenvolver combatendo as desigualdades”.

“Precisamos transformar o que nos espera em outubro, não em um espaço de disputa dos nossos egos ou partidos. Outubro é o mês do debate sobre como barrar o impacto do impeachment na vida do povo brasileiro. Nós não temos o direito de não vencer as eleições. Nós não temos quatro anos para perder. Nós precisamos nos organizar para barrar esse projeto e construir um Brasil de sonhos e um país que enfrente a desigualdade social”, afirmou Manuela.

“Lutar ao lado de Jandira Feghali é imprescindível”

Luciana Santos também destacou que lutar ao lado de Jandira é imprescindível. A presidenta nacional do PCdoB afirmou que o partido continuará lutando e combatendo frontalmente as desigualdades no Brasil.

“Jandira é a síntese da combatividade”

Para Orlando Silva, Jandira Feghali é a síntese da combatividade, da alegria, da paixão, da consciência e do compromisso com o Brasil.

“Pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro”

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé“Do lado de cá temos o afeto, a garra, a coragem, a generosidade e a energia necessária para a luta diária. Essa luta difícil, mas importante. Do lado de cá temos sonhos. Temos a utopia, que nos move constantemente num infinito de desejos do povo. Somos feitos de gente, do suor dos trabalhadores do campo e das cidades, do sangue dos que tombaram pela Liberdade. Somos a vontade de defender nossa nação dos ataques. Somos um partido que não esmorece. Que não se entrega ao medo. Nós somos o PCdoB e esse é meu lado na política. Essa é a minha caminhada. Vamos juntos e juntas! Sou pré-candidata a deputada federal nas eleições de outubro. Eu sou Jandira Feghali!”, afirmou a parlamentar comunista.

“Sem construir a unidade nós não vamos adiante”

João Batista iniciou a sua fala agradecendo a presença dos companheiros do PCdoB e dos partidos aliados. “Sem construir a unidade e forças nós não vamos adiante. A unidade é sempre para avançar, por isso estamos aqui com lideranças do PT, PSB e PDT, lideranças dos movimentos sociais, da intelectualidade e cultura”.

“Nós não temos como transformar esse país sem construir a unidade das forças progressistas e democráticas da nossa Nação. O nosso projeto maior é o socialismo, é conquistar uma nova sociedade. Mas, para isso temos que acumular forças. Sem essa unidade a gente não avança. Somos muito pequenos ainda, temos que ganhar as massas e o povo brasileiro”, disse.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas no palco, pessoas sentadas e violão“Por isso nós temos que ocupar todas as posições possíveis. Mas, não para se acomodar, e sim para ser um instrumento de luta. Um instrumento de transformação na nossa sociedade e no nosso país. Para isso tem um caminho. Para nós, esse caminho é conquistar um projeto nacional de desenvolvimento, com mais democracia, com soberania nacional e com trabalho”.

João Batista Lemos afirmou a necessidade de barrar essa contraofensiva neoliberal. Em sua visão, é preciso unir forças porque estão destruindo o Brasil, retirando os direitos dos trabalhadores, privatizando as empresas nacionais e entregando o petróleo e o pré-sal.

“É necessário barrar isso. É importante a gente combinar a luta parlamentar com a luta de massas, a luta de ideias e a luta cultural”, destacou.

O pré-candidato do PCdoB ao governo do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano, vereador de Niterói também fez questão de clamar pela unidade e pala construção de um projeto político de esquerda. De acordo com Giordano, “as esquerdas precisam construir uma unidade de forças políticas em cima de um programa de salvação do Rio. Aqui fazemos um chamamento pela unidade e reafirmamos que Jandira Feghali é nossa maior representante e nossa grande referência”.

Carta do ex-presidente Lula

A filha do ex-presidente Lula, Lurian Cordeiro da Silva, esteve presente no ato e levou uma carta do maior líder popular do Brasil para a deputada Jandira.

Antes de ler a carta, Lurian agradeceu a parlamentar comunista pelo papel que desemprenha representando as mulheres, o Rio de Janeiro e o Brasil na Câmara Federal.

“Minha amiga Jandira,

Fiquei muito feliz de te rever na semana passada. De mais uma vez, ter a sua solidariedade, a sua força, o seu compromisso de vida inteira com as causas sociais populares. Sua generosidade e energia são uma força imprescindível para a esquerda brasileira no Congresso Nacional.

Eu vou lembrar um episódio aqui que mostra o ser humano incrível que você é. É um pequeno exemplo do grande desafio a frente para a esquerda nessas eleições. Em 2016, você era candidata a prefeita no Rio de Janeiro e um adversário seu, que se dizia muito valente, passou mal no debate. Qualquer um pode passar mal em um debate. Você, que é médica e humana, quer o melhor para todos, foi lá ajuda-lo. O pai do rapaz impediu que você ajudasse o filho dele no momento que ele passou mal, por puro preconceito. Como é possível uma intolerância dessa? Então minha querida amiga Jandira, esse exemplo de ser humano e preocupação com o próximo, é muito simbólico na batalha da esquerda nessa eleição.

Nossa luta por um Brasil melhor tem que ser superior ao ódio deles, para construir um país melhor para todos. Resistir as injustiças que eles cometem contra nós sem termos ódio deles, por mais duro que seja. Mantendo a nossa solidariedade, a nossa força, a nossa luta para construir um país melhor para todos nós. Como estávamos construindo e como iremos construir. Um Brasil para todos com muita solidariedade e sem ódio. Muita força e sorte nessa caminhada que começa, para o Brasil continuar a ter a honra ou privilegio de ter você em Brasília defendendo os interesses do país.

Um grande abraço, Lula”