“Este ano comemoramos os 12 anos da Lei Maria da Penha sob a sombra de um golpe que sequestrou, não apenas os 54 milhões de votos que elegeram Dilma Rousseff, mas qualquer possibilidade de avanço para as políticas de combate à violência contra a mulher”, publicou a deputada federal (PCdoB-RJ), Jandira Feghali, relatora da Lei Maria da Penha que conta que escreveu seu texto final em 2006, na Câmara dos Deputados.

A parlamentar é uma das principais defensoras da Lei e do combate à violência contra a mulher.

Em comunicado nas redes sociais, Jandira ressaltou como essa lei foi um passo importante na luta e marcou historicamente o sistema da Justiça no Brasil. Segundo ela, hoje se contabiliza mais de 1 milhão e 200 mil processos, são mais de 100 mil prisões expedidas, 300 mil vidas salvas e muitas denúncias pelo telefone 180. “É importante dizer que mais de 30% das denúncias são de violência psicológica”.

“Não é a toa que esta lei é considerada uma das três melhores leis do mundo pela ONU em relação às violência doméstica contra mulher. Mas temos que avançar no cumprimento dela, que é um desafio em tempos de golpe”, ponderou.

“Nós queremos é que se cumpra a Lei, que os governos e o poder judiciário respondam. Vamos juntas fazer cumprir a Lei Maria da Pena”, frisou.

Confira no vídeo abaixo: