A deputada federal (PCdoB-RJ) Jandira Feghali, afirmou que a caravana do ex-presidente Lula foi vítima de uma emboscada nesta terça-feira (27), atingida por tiros entre as cidades paranaenses de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. “O ex-presidente está sob risco de morte”, frisou.

Jandira explicou que os ônibus tiveram seus pneus furados por miguelitos – que é uma espécie de cruz formada por pregos entrelaçados para furar pneus de automóveis – com o objetivo de reduzir a velocidade e facilitar para atingir o alvo, que era o ex-presidente Lula.

“Lula está sob risco de morte. É esse fascismo que estamos vivendo hoje, que a gente já vem denunciando, são violências crescentes. Pedra, ovos, quebrar os vidros dos ônibus e agora tiros”, ressaltou Jandira.

Segundo a parlamentar, “tudo se liga, tudo tem conexão, todos os crimes políticos que estamos vivenciando hoje”.

“Nesse momento que será julgado o Habeas Corpus de Lula, não é possível que o Supremo Tribunal Federal (STF) não entenda o que está acontecendo no Brasil, e a perseguição clara e aberta que se faz contra o ex-presidente, inclusive com o uso de agentes públicos”.

Jandira falou sobre a fala do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que tentou justificar o fascismo contra a caravana de Lula. “O PT sempre utilizou da violência, agora sofreu da própria violência”, afirmou Alckmin, pré-candidata à Presidência da República pelo PSDB.

Para Jandira, Alckmin incentiva atos de ódio, intolerância e violência. “É uma coisa absolutamente inaceitável, nós precisamos nos indignar e exigir que nenhuma dessas ações justifiquem mais restrição democrática”.

“Tudo isso exige de nós, mais democracia, estado democrático de direito, eleições livres e democráticas com a presença de todos. Precisamos sim, de Lula livre, de Lula candidato, de todas as candidaturas concorrendo livremente e que o povo decida o seu destino. Fascismo não! Chega disso!”, pontuou Jandira Feghali:

Assista na íntegra a fala da deputada Jandira Feghali:

Leia mais: Nota PCdoB: Contra a escalada fascista, em defesa da democracia!