A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em pronunciamento na Câmara, alertou para a necessidade de “falar com o povo” e garantir dinheiro para “salvar o sistema de saúde”. No discurso, a parlamentar, que é médica, fez um apelo aos demais parlamentares por um consenso que sustasse o teto de gastos.

Jandira explica que, despois de conversa com profissionais da Fundação Oswaldo Cruz, passou a ter ainda mais claro que as estratégias de comunicação e as medidas até agora implementadas não alcançam a necessidade do povo mais pobre, que vivem em condições precárias e precisa de mais apoio.

“Estou vendo a classe média vocalizar a importância do SUS, da Fiocruz, do serviço público, que estava sendo atingido por uma reforma administrativa agora parada. Foi preciso um vírus pra realçar a solidariedade das pessoas, isso é chocante, é lamentável, mas agora temos é que liberar recurso pra gente pobre. Se pudéssemos ter consenso na casa para sustar o teto, entendo que esta  é  medida estruturante mais correta e de que mais precisamos”, enfatizou Jandira.

Ela também defendeu que o governo disponibilize linhas de crédito, com juros zero e até negativo, para apoiar os empresários pequenos e médios. Chamou também os parlamentares a responsabilidade, lembrando que muitas medidas podem sair da iniciativa do Congresso, como a limitação de quantidades que possam ser compradas por família e o tabelamento nos preços de produtos básicos para proteção da população, como álcool-gel.

Jandira ressaltou que a crise da saúde pública “vai se realçar o que é a desigualdade neste país” e que “parece que não ‘caiu a ficha’ do governo, exceto no ministério da ‘Saúde’”, o que obriga às medidas mais urgentes por parte do parlamento.

Assista na íntegra: