Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), defendeu a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e denunciou as irregularidades no processo contra ele.

Para a deputada, Lula é um “Silva diferenciado”, que incomodou a elite brasileira quando governou para os pobres e posteriormente elegeu a sua sucessora Dilma Rousseff. “Esse incômodo dura bastante tempo e ainda mais agora com a imensa possibilidade de Lula ganhar as eleições novamente”, frisou.

“Olha o que eles [elite brasileira] mobilizaram para tentar abater o ex-presidente: Mídia, dinheiro, grandes capitais internacionais, agentes públicos de instituições fortes e por último, rasgaram a Constituição Federal brasileira”, explicou.

A deputada afirmou que a prisão do ex-presidente Lula é ilegal e inconstitucional. “O princípio de presunção de inocência é cláusula pétrea no artigo 5º, inciso 57 da Constituição”, pontuou.

A expectativa da parlamentar é que na votação, no Supremo Tribunal Federal (STF), das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC) que pedem a revisão da prisão após condenação em segunda instância, a situação seja revertida e o ex-presidente seja solto. “É o mínimo que devemos esperar da Suprema Corte”.

Jandira salientou a luta em defesa do ex-presidente, que é um preso político. “Não vamos parar, porque liberdade não se vende. Liberdade e democracia são as nossas lutas e deveria ser de todos desse Parlamento”, afirmou a deputada.

Assista na íntegra: