A deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali (RJ) anunciou, nesta quinta-feira (4), que apresentou emenda ao Orçamento de 2021 para elevar o valor do salário mínimo para R$ 1.160.

“Atenção! Acabo de apresentar emenda aumentando o valor do salário mínimo para R$ 1.160. O valor que Bolsonaro quer, abaixo disso, vai impactar a cesta básica de milhões de famílias”, disse Jandira em suas redes sociais.  A parlamentar explicou ainda que “a alta nos alimentos é a maior desde 1994” e que “a correção deve ser justa”.

Na emenda, a deputada explica que o objetivo é “assegurar que o novo valor do salário mínimo leve em consideração a inflação dos alimentos. Dados divulgados em novembro de 2020 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostram que os alimentos tiveram alta de 2,51% em outubro, o que deixou o valor acumulado no ano em 11,26%”.

Propor um reajuste para o salário mínimo inferior a este índice, justifica, “é destinar milhões de brasileiros a reduzirem a quantidade de alimentos que serão capazes de adquirir. Itens básicos como arroz, feijão e óleo de soja tiveram aumentos bastante expressivos o que impõe forte restrição ao seu consumo sem que o salário mínimo acompanhe a alta”.

O texto informa ainda que o aumento sobre os alimentos “atingiu seu índice mais alto desde 1994, ou seja, há 26 anos não se registrava um aumento desta magnitude no preço dos alimentos. Neste período, o Brasil atravessou duas grandes crises econômicas, em 2003 e de 2008, e nem no auge delas a inflação dos alimentos foi tão agressiva como em 2020”.

Por Priscila Lobregatte