Sínodo da Amazônia, em Roma

A Líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e um grupo de deputados da Oposição, denunciaram nesta segunda-feira (14) no Sínodo para a Amazônia, em Roma, na Itália, os ataques do Governo Bolsonaro à floresta e aos povos tradicionais da região. Um documento contendo resultados de diligências e investigações foi entregue a representantes do Vaticano.

De acordo com a deputada comunista, o Sínodo é um evento importante para expor os crimes do atual governo brasileiro.

“Hoje se tem uma política extremamente danosa ao meio ambiente e sua preservação, numa visão política distorcida sobre o uso do solo e as águas de nosso país. É também uma política do extermínio de indígenas, de quilombolas, dos povos tradicionais. O documento entregue no Vaticano ajudará na divulgação internacional desses crimes e no combate a esta política genocida”, alertou a parlamentar.

Intitulado “Direitos Humanos na Amazônia Legal”, o dossiê reúne informações detalhadas sobre situação socioeconômica; desmatamento; queimadas; desmonte institucional; defensores de direitos humanos e meio ambiente; quilombolas e a luta pela terra; cobiça pela terra e por recursos naturais; conflitos agrários e trabalho escravo, entre outros pontos.

Além da Jandira Feghali, fizeram parte da comitiva ao Sínodo para Amazônia os deputados Camilo Capiberibe (PSB/AP), Helder Salomão (PT-ES), Bira do Pindaré (PSB-MA), Nilto Tatto (PT-SP) e Airton Faleiro (PT-PA).