Jandira na Tribuna, no período de breves comunicados da Câmara

Ao fazer seu primeiro pronunciamento diretamente da Tribuna da Câmara dos Deputados, após período de trabalhos remotos devido à pandemia e do recesso parlamentar, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou, nesta terça-feira (9), a pauta definida pela presidência da Casa. “Nós estamos vivendo um momento de absoluta disparidade entre a realidade do Brasil e o que o Congresso vai tratar. O Congresso está de costas para realidade brasileira. Isso é desrespeitoso”, declarou.

Durante seu discurso, Jandira solicitou ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que a pauta contemple assuntos que, de fato, interessam à sociedade brasileira neste momento “e não à banca financeira”, disse, em referência ao debate sobre a autonomia do Banco Central. Esta pauta, questionou, “interessa a quem se não os diretores advindos dos bancos privados que lá estão, que são os regulados pelo Banco Central mas que, na verdade, regulam e dominam o Banco Central?”.

A parlamentar defendeu que o Congresso Nacional tem de abordar a defesa da vida, o auxílio emergencial, a inflação dos alimentos, as medidas sanitárias, a vacina, os crimes do governo Bolsonaro, o emprego, a renda e medidas para salvar as pessoas da Covid-19 e da fome. “Não podemos aceitar que a Câmara trate de qualquer outro assunto”, destacou. “Essa é a nossa responsabilidade e é disso que temos de tratar”, pontuou.

Dura realidade

Ao iniciar seu discurso, Jandira colocou: “Retornamos à Câmara dos Deputados logo após esse recesso com um peso imenso nos ombros. A realidade brasileira lá fora é muito dura. Voltamos 11 meses depois a esta Tribuna com uma realidade pior. Uma realidade de três vezes mais pessoas na extrema pobreza, com o desemprego e a precarização aumentados, com todo o Norte do país em colapso no SUS, com pessoas morrendo por asfixia em cima de seus leitos por falta de oxigênio”.

A parlamentar falou ainda sobre a morosidade na aquisição e distribuição dos imunizantes para proteger a população. “Temos uma vacinação ainda muito lenta no país porque não temos doses suficientes de vacina, na medida em que o capitalismo coloca sua ganância acima da defesa da vida. Há países ricos com muito mais doses do que precisa e países pobres ou em desenvolvimento sem doses ou com doses insuficientes. E isso apesar do imenso esforço do Butantan e da Fiocruz — aos quais, aqui, rendo minhas imensas homenagens”.

Jandira seguiu pontuando a urgência de o Congresso enfrentar os graves problemas vividos pela população brasileira e destacou os “crimes absolutamente claros do governo Bolsonaro contra vida e contra a saúde do nosso povo, por omissão, por indução à morte, por omissão, inclusive, diante da asfixia de nosso povo”.

Por tudo o que está acontecendo, continuou Jandira, “me choca profundamente que a nossa pauta não trate desses temas”.

Veja baixo a íntegra do discurso:

Por Priscila Lobregatte