A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da Minoria na Câmara, criticou nesta quinta-feira (1º) o “silêncio ruidoso” da base aliada do governo federal. Segundo a parlamentar, em vez de explicar as denúncias de corrupção envolvendo o governo Bolsonaro na aquisição de vacinas contra a Covid-19, os governistas tentam desqualificar um antigo aliado.

A parlamentar se refere ao deputado Luis Miranda (DEM-DF), que, ao lado de seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, denunciou irregularidades no processo envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin. A denúncia foi confirmada pelos irmãos Miranda na última sexta-feira (25), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, abrindo uma nova crise no governo Bolsonaro.

De acordo com o deputado Luis Miranda, o caso havia sido levado ao conhecimento do presidente da República, que “prometeu” levar à Polícia Federal, mas não o fez, caracterizando, assim, o crime de prevaricação.

Na sessão da CPI desta quinta, um áudio, aparentemente plantado, foi usado por Luiz Paulo Dominguetti, representante da Davati Medical Supply, para desacreditar o depoimento do deputado Luis Miranda. Dominguetti chamou atenção após denunciar cobrança de propina de US$ 1 por dose de vacina negociada com o Ministério da Saúde. Depois  do anúncio do áudio, a base governista na Câmara comemorou na Câmara e passou a atacar Miranda.

“Nós da Minoria, da Oposição, nunca ficamos calados no plenário do parlamento brasileiro, ao contrário do que nós observamos esta semana: o silêncio ruidoso da base do governo. Não há resposta ao que nós ouvimos desde sexta-feira na CPI sobre os fatos objetivos e concretos da corrupção do governo na compra de um bem fundamental de defesa da vida: a vacina. Aliás, em vez de responder ou explicar, tentam desqualificar o seu antigo parceiro, que era um deputado da base do governo. E esse atordoamento, esse constrangimento é até compreensível, porque a denúncia concreta da corrupção não partiu de nenhum de nós, partiu da própria base. É um constrangimento, com alguns pedindo para orar, alguns levantando as mãos para Deus, outros buscando algum lugar para se esconder, porque, de fato, o discurso da honradez e da decência sumiu, desapareceu, não tem mais onde colocar”, destacou Jandira.

A parlamentar afirmou ainda que as denúncias “agora tocaram muito fundo no coração do povo, porque há uma semana nós tínhamos meio milhão de vidas perdidas e, em menos de uma semana, nós estamos chegando a quase 520 mil vidas perdidas”.

“A taxa média de mortes ainda está acelerada; e a velocidade da vacinação, ainda lenta. São muitas mortes, são muitas dores. Então, quando se pensa que uma vacina pode estar servindo para encher os bolsos de corruptos, sob os olhos de um presidente da República que nada fez, seja prevaricação, corrupção passiva, corrupção ativa, dê o nome que der, é absolutamente grave. É uma facada no peito do povo uma denúncia dessa gravidade”, disse.

A parlamentar afirmou que todas as denúncias precisam ser investigadas. “É verdade? Não é verdade? O que importa é que essas denúncias estão se acumulando. O áudio que lá surgiu tem que ser periciado. Estava falando de vacina? Não estava falando de vacina? Tudo isso merece perícia. Tudo merece investigação. O que importa é que as coisas apareceram e com força. Já vinha a trilha do gabinete paralelo levando a transmissão do vírus e a morte, que se associa agora a algo que se encaixa, que é a negociata, o ganho do dinheiro sobre a morte”, afirmou.

Da redação

(PL)