A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da Minoria na Câmara, criticou nesta terça-feira (2), por meio de suas redes sociais, a política de preços dos combustíveis sob o governo Bolsonaro e a pretensão do presidente de vender a Petrobras, um dos maiores patrimônios do país.

“O preço dos combustíveis vai subir de novo em 20 dias como antecipou Bolsonaro. O presidente e o ministro estão em franca operação de desgaste da Petrobras para vendê-la por preço de banana. É um escândalo”, declarou Jandira.

Somente neste ano,  a gasolina já subiu 73% e o diesel, 65,3%. O mais recente reajuste ocorreu no dia 26 de outubro — feito apenas 17 dias após o aumento anterior — e resultou num acréscimo de 9,15% na gasolina e 7,05% no diesel para o consumidor final.

Segundo informou o jornal O Globo nesta segunda-feira (1º), Bolsonaro declarou que “tudo o que acontece de ruim que vem da Petrobras é minha culpa… Eu disse ao (ministro da Economia) Paulo Guedes que o ideal seria privatizar a Petrobras”.

O governo Bolsonaro avalia encaminhar um projeto de lei ao Congresso com esse objetivo. A proposta — que é mais um ataque à soberania e ao patrimônio público brasileiro e pode piorar ainda mais a política de preços no país penalizando a população —  tem sido rechaçada pelo PCdoB e partidos da oposição.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências