O médico, ex-deputado federal e liderança do PCdoB de São Paulo, Jamil Murad foi um dos agraciados da Medalha do Mérito Legislativo 2018. A sessão solene da Câmara dos Deputados ocorreu nesta quarta-feira (21) no Plenário Ulysses Guimarães.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), proponente da indicação de Jamil, disse que foi um enorme orgulho participar da entrega da Medalha ao seu camarada. “Em seus 50 anos de atuação política, Jamil sempre foi um exemplo de solidariedade, de luta por um Brasil desenvolvido, soberano e justo”, destacou Orlando.

Murad disse estar honrado com a homenagem e agradeceu a proposição do seu nome. “Estou aqui representando a militância do PCdoB, a história do partido e a esperança em sair dessa situação tão difícil”.

“Vamos continuar na luta pela democracia, pela liberdade e pela representação autêntica dos trabalhadores através do PCdoB”, afirmou.

A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, instituições, entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), afirmou que a indicação de Jamil Murad pela bancada do PCdoB para receber a Medalha do Mérito Legislativo de 2018 da Câmara dos Deputados reconhece os “50 anos de vida pública e militância no PCdoB”.

Liderança

Jamil Murad é médico e sindicalista. Nascido na cidade de José Bonifácio, no interior paulista, descendente de imigrantes árabes, formou-se pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Ingressou no PCdoB em 1968, foi eleito para o Comitê Central desde o 8º Congresso (1992). Foi Presidente do Comitê Municipal de São Paulo-SP e integra o Comitê Estadual de SP.

Servidor público, foi por quatro mandatos dirigente do Sindicato dos Médicos de São Paulo. Liderança política do PCdoB foi vereador de São Paulo (2009-2012 e 2015-2016), deputado estadual (1990, 1994 e 1998) e deputado federal de 2003 a 2007