Jamil Murad

O médico e político Jamil Murad completa seus 80 anos, nesta segunda-feira (20) de Carnaval. Desde o emblemático 1968 é filiado ao PCdoB e graduado em Medicina. Com isso, tornou-se um dos lutadores contra a ditadura e em defesa do Sistema Único de Saúde. Uma trajetória impecável sempre do lado do povo. Salve Jamil!

Leia nota do PCdoB do município de São Paulo celebrando os 80 anos de vida de Jamil Murad:

Jamil Murad: 80 anos de luta e dedicação ao povo brasileiro

Um exemplo de dedicação à luta política do PCdoB e por um Brasil soberano, mais igual e humano, o camarada Jamil Murad completa, neste 20 de fevereiro de 2023, 80 anos de vida. Neste mesmo ano, o camarada também completa 55 anos de vida pública e militância no Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Filho dos imigrantes árabes Emídio Murad e Hadige Murad, Jamil é natural de José Bonifácio (SP). Em 1968, mesmo ano de sua filiação ao PCdoB, formou-se médico pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP). Após de 10 anos de sua filiação ao PCdoB, assumiu seu primeiro cargo como dirigente sindical e é eleito para a diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo, cargo que exerceria por quatro mandatos.

Durante a ditadura, ao passo que exercia seu trabalho como médico em instituições públicas, travou luta permanente contra o Regime Militar (1964-1986), período que lhe conferiu as bases para a construção de um dirigente de grande clareza política e reconhecimento dentro e fora do PCdoB. O que lhe garantiu exercer cinco mandatos: 3 de deputado estadual 1990-1994, 1994-1998 e 1999-2003); um de deputado federal (2003-2006); e dois de vereador de São Paulo (2009-2012 e 2015-2016).

Como parlamentar e liderança política, imprimiu como marca mandatos em defesa das causas populares e progressistas, dos direitos sociais e humanos, do SUS, do serviço e do funcionalismo público, da soberania e do desenvolvimento nacional, contra o imperialismo e pela autodeterminação dos povos, e pela construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.

Também destacou-se como autor de projetos importantes para São Paulo, como a histórica Lei da Meia-Entrada, iniciativa que tem como foco garantir a democratização da cultura no estado de São Paulo, ao garantir 50% de desconto a estudantes em cinemas, teatros, casas de shows e outros equipamentos culturais. Outro projeto de destaque e que garantiu o emprego de milhares de frentistas foi o projeto que barrou a instalação do sistema de autoatendimento nos postos de gasolina em São Paulo.

Jamil chega aos seus 80 anos em plena atividade política. Entre 2013-2017 foi presidente do PCdoB São Paulo e hoje é vice-presidente municipal do Partido, além de membro da direção estadual e do Comitê Central, além de presidir, desde 2019, o Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz.

A direção municipal do PCdoB Paulistano se orgulha em ter em suas fileiras uma liderança do quilate de Jamil, que continua firme na luta pelo fortalecimento do PCdoB e pela formação e o engajamento da nossa militância. Nestes 55 anos de atuação política, Jamil construiu não só uma história de muita combatividade, ele nunca perdeu de vista o norte que guiava sua luta: o fim da opressão aos povos, a soberania das nações e edificação de uma sociedade mais igual e menos desumana.
Viva Jamil Murad! Viva o PCdoB!

São Paulo, 20 de fevereiro de 2023

Alcides Amazonas, presidente do PCdoB São Paulo (SP), em nome da direção municipal