O município de Jaguarauna, no Ceará, elegeu neste domingo (7), Elias do Sargento (PCdoB) prefeito da cidade.

O candidato comunista recebeu 11.603 votos, o que corresponde a 51,64% dos votos válidos. Reginaldo Araújo da Silva (Naldo Quirino) foi o vice-prefeito eleito na chapa encabeçada por Elias. A diplomação está prevista para acontecer até o dia 19 de novembro pela justiça eleitoral.

Eleito em 2020, Roberto da Viúva teve a chapa cassada porque a vice Flávia Façanha não se desincompatibilizou de cargo que ocupava na Assembleia Legislativa do Ceará. Como presidente da Câmara, Elias assumiu como prefeito em exercício. Neste domingo, ele derrotou Roberto da Viúva, que somou 48,3% dos votos.

23.276 eleitores compareceram para votar, o que significa um percentual de 87,17% do eleitorado. Jaguarauna tem 26.700 eleitores.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) avaliou como positiva a eleição do domingo. “Estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição, em especial, com a transmissão da auditoria de votação eletrônica, que pela primeira vez foi realizada num pleito suplementar no Ceará”.

Por Railídia Carvalho, com informações de agências