Ivânia é candidata a deputada estadual em Sergipe, com o número 65100

Cinco anos depois da Reforma Trabalhista, promovida pelo então presidente Michel Temer e reforçada no governo Bolsonaro, instituída com a promessa de criar mais oportunidades, emprego e renda, a realidade do desemprego no país é assustadora. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada dez desempregados no Brasil seguem em busca de trabalho há mais de dois anos.

Ainda conforme o IBGE, o país encerrou o segundo trimestre com 10,1 milhões de desempregados, dos quais aproximadamente 3 milhões buscam recolocação no mercado de trabalho desde maio de 2020. Esses números mostram que cerca de 4,3 milhões desistiram de buscar trabalho.

“Os indicadores representam uma triste realidade que, por sua vez, é resultado do descaso do governo federal”, afirma Ivânia Pereira da Silvia Teles, presidente licenciada do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB) e dirigente da Federação de Bancários da Bahia e Sergipe.

Ivânia é candidata a deputada estadual pelo PCdoB de Sergipe e concorre com o número 65100. Há mais de quatro décadas, ela atua em defesa da classe trabalhadora, lutando por empregos e pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas. 

De acordo com Ivânia, as trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil não são valorizados pelo atual governo que favorece apenas os empresários. “É possível ter empregos com a manutenção e garantia dos direitos trabalhistas”, acredita. Para isso, “o movimento sindical brasileiro adverte que é preciso derrotar a extrema-direita e apoiar a campanha de Lula e Alckmin. Além disso, todas e todos nós temos um papel importante: é preciso, cada vez mais, fortalecer os sindicatos”. Ivânia acredita que para criar melhores condições aos trabalhadores, precisa ampliar a sua representação nos espaços legislativos e, por isso, concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Sergipe tem a 3ª maior taxa de desemprego do País

Para a candidata, assim como no Brasil, em Sergipe é preciso oferecer melhores condições de emprego e renda e oportunidade para os jovens que somam um grande contingente de desempregados.

Conforme apontado na pesquisa do IBGE, a taxa de desemprego em Sergipe é a terceira maior do país. Aproximadamente 170 mil pessoas estão sem trabalhar no Estado, a taxa de desocupação é de 12,7%, ficando atrás somente de Pernambuco (13,6%) e da Bahia (15,5%). “É preciso mudar urgentemente esse triste cenário”, diz Ivânia.

Segundo ela, o Estado deve implementar ações que promovam a recolocação profissional. “Acredito que Rogério Carvalho é a melhor opção para governar o Estado e implementar as políticas de geração de empregos”, afirma Ivânia.

A candidata reforça o seu compromisso em lutar pela defesa da classe trabalhadora. “Como deputada estadual terei um olhar sensível a essa problemática. Dentre as minhas propostas irei cobrar do poder executivo programas de geração de emprego e renda que promovam a inserção e a recolocação profissional. Além disso, reconheço a necessidade e a importância de fortalecer ações que visam a capacitação da juventude e das mulheres para atender as principais exigências do mercado de trabalho”, assegura.

Lei nº 13.467/2017

A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467/2017 prometia combater o desemprego. No entanto, os indicadores comprovam outro cenário. No período da sua apresentação, uma das justificativas era adequar a legislação às novas relações de trabalho, o que na prática representava o favorecimento somente dos empresários e empregadores.

Ivânia destaca que, após a Reforma Trabalhista, “é perceptível que as negociações coletivas se reduziram significativamente, limitando a autonomia sindical nos acordos com os patrões, provocando perda de salários e direitos”.

Fortalecimento dos sindicatos com Lula na presidência

“Os sindicatos foram atacados e se deparam com inúmeras dificuldades. Sendo assim, o movimento sindical do nosso País reconhece que nós trabalhadoras e trabalhadores precisamos de Lula, bem como de representantes do povo que tenham perfil progressista tanto no Congresso Nacional, quanto nas assembleias legislativas”, afirma a candidata.

Combate a precarização do trabalho

Ivânia chama a atenção para que o Brasil e Sergipe elejam candidatas e candidatos que se comprometam em combater a precarização do trabalho. “Faz-se urgente o resgate dos direitos trabalhistas e previdenciários, juntamente com a ampliação e regulação do trabalho para incorporar as trabalhadoras e trabalhadores informais, de aplicativos e por conta própria”.

E defende que “é preciso construir uma nova legislação para superar os direitos perdidos com a Reforma Trabalhista e assegurar o pleno exercício de representação e negociação dos sindicatos”.

Trajetória de Ivânia 65100 na luta da Classe Trabalhadora

Na década de 1980, Ivânia foi peça chave na organização das frentes de massa e coletivos partidários, ajudando a organizar em Sergipe a Corrente Sindical Classista – núcleo embrionário para a Fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A candidata não hesitou em atuar na luta sindical como bancária do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Foi dirigente da CUT e da CTB.

Ivânia 65100 foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Bancários. Desde 2014, a candidata vem sendo eleita e reeleita como presidenta e, no momento, está licenciada da presidência do SEEB e da vice-presidência da CTB para concorrer às eleições de 2022.