O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) condena o massacre diário contra a população de Gaza, privada de elementos mínimos para a sobrevivência e submetida a bombardeios massivos. É inadmissível e injustificável o assassinato de civis, incluindo milhares de crianças, que só desejavam viver em paz em suas terras ancestrais.

Reforçamos o apelo da ONU e da quase totalidade dos países que exigem um cessar-fogo imediato (e não apenas temporário); que as agências humanitárias das Nações Unidas tenham acesso e condições de mitigar o indizível sofrimento dos moradores de Gaza, enquanto negociações de paz consequentes sejam iniciadas.

Voltamos a salientar nosso mais profundo pesar pelas vítimas do conflito, sejam israelenses ou palestinas, ao mesmo tempo em que repudiamos a tentativa de tergiversar sobre a causa principal de toda tragédia e violência: a opressão colonial que impede a existência do Estado Palestino, existência reconhecida pelo direito internacional e reiteradamente exigida por inúmeras resoluções da ONU.

O PCdoB apoia a advertência do ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, expressa durante reunião realizada no dia 24/10/23, no Conselho de Segurança da ONU: “Israel deve parar todas as atividades de colonização nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. A diferença de tratamento em relação aos colonos e aos habitantes locais é inaceitável. A expansão atual elimina a viabilidade de um futuro Estado palestino, gerando violência e ódio”.

O PCdoB reitera a defesa de uma resolução política do conflito que marque definitivamente o fim das mortes e do sofrimento, o que só será possível com a solução dos dois Estados, Israel e Palestina, convivendo de forma pacífica, lado a lado. A constituição do Estado Palestino, soberano e independente, será determinante para a paz em toda a região do Oriente Médio e, mesmo, para a paz mundial.

Brasília, 25 de outubro de 2023.

Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)