Ali Khamenei, líder supremo do Irã

O presidente do Irã, Ali Khamenei, afirmou que a retirada das sanções contra o país por parte dos Estados Unidos significa o reconhecimento do seu direito em “vender o seu petróleo de maneira oficial, com facilidade e em condições normais, e o seu dinheiro ser recebido”.

As declarações do líder iraniano foram postadas em sua página do Instagram na quinta-feira, quando uma equipe de negociação iraniana se encontra em Viena, para debater sobre as condições para a retomada do histórico acordo nuclear de 2015, o Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA).

Khamenei disse que os signatários do acordo nuclear não cumpriram seus compromissos no acordo, mas defendeu que a decisão do governo e do parlamento iraniano de reverter os compromissos nucleares de Teerã foi correta. Diante deste passo, assinalou, o compromisso de um lado deve ser retribuído pelo compromisso do outro lado e os EUA devem remover todas as sanções impostas, caso queira que o Irã volte ao pleno cumprimento do JCPOA.

O líder disse que Teerã retornará ao cumprimento total do acordo nuclear assim que verificar que as sanções foram realmente removidas pelos EUA.

Os Estados Unidos começaram a impor pesadas sanções econômicas contra o Irã em 2018 depois que Trump cancelou o Plano de Ação Abrangente Conjunto, obstaculizando as transações econômicas do Irã com o resto do mundo, incluindo a venda do petróleo.

Na época, o governo Trump descreveu suas medidas anti-Irã como a política de “pressão máxima”, enquanto Teerã classificou as medidas como “guerra econômica”, “terrorismo econômico” e “terrorismo médico”. Apesar das terríveis sanções, recordam os iranianos, as medidas não colocaram a nação de joelhos.

O novo governo estadunidense admitiu que a criminosa campanha de atropelo aos direitos humanos da gestão Trump fracassou e prometeu substituí-la, a suspensão das sanções ao Irã e à Síria seriam passos importantes nessa direção e ainda não se verificaram.

O Irã permaneceu em conformidade com o acordo por um ano inteiro, mas como as demais partes europeias descumpriram com o acordado, começou em maio de 2019 a reduzir seus compromissos com firmados,

Khamenei já havia dito durante uma reunião com comandantes, pilotos e membros do Estado-Maior da Força Aérea do Irã (IRIAF) que o país irá refazer suas medidas nucleares assim que os EUA suspenderem suas sanções de uma maneira que possa ser verificada. “O Irã retornará às suas obrigações com a JCOPA assim que os EUA suspenderem totalmente suas sanções em ação e não em palavras ou no papel, e quando o alívio da sanção for verificado”, disse o aiatolá Khamenei.

“A suspensão das sanções dos Estados Unidos é a primeira e a mais primordial medida para reavivar o JPOA”, sublinhou, em sua primeira intervenção, o vice-ministro de Assuntos Políticos, Sayed Abás Araqchi, representante do Irã na reunião realizada na capital da Áustria.