Os chanceleres do Irã, Mohamad Zarif, e da Rússia, Sergei Lavrov, comunicam a parceria

O governo do Irã anunciou nesta terça-feira (26) a aprovação do uso da vacina russa Sputnik V para o combate ao coronavírus e informou sobre planos para a sua importação e produção no interior do país.

“Gostaria de informar-lhes que a vacina Sputnik V foi registrada ontem no nosso país. Foi aprovada por nossas autoridades sanitárias. E no futuro próximo esperamos poder comprá-la e, também, começar a produção conjunta”, declarou o ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif, numa coletiva ao lado de seu homólogo russo Sergei Lavrov.

Conforme a porta-voz do Ministério de Saúde iraniano, Sima Sadat Lari, a República Islâmica de 77 milhões de habitantes computou nas últimas 24 horas 6.420 casos de coronavírus, tendo sido confirmadas 79 mortes, totalizando 1.385.706 casos e 57.560 óbitos desde o começo da pandemia.

Registrada em agosto de 2020, a Sputnik V necessita ser aplicada duas vezes em um intervalo de 21 dias, obtendo eficácia de 91,4%, de acordo com o último controle efetuado na terceira fase dos ensaios clínicos. O medicamento protegeu todos os vacinados de casos graves de Covid-19. O êxito fez com que a vacina tenha sido autorizada em 14 países, explicou o diretor-geral do Fundo de Investimento Direta da Rússia, Kiril Dmítriev.

Entre outros países, já registraram a vacina Argentina, Argélia, Bolívia, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Paraguai, Palestina e Venezuela. Com a enorme aceitação, comemorou Dmítriev, em breve a Sputnik estará em pelo menos 25 países.