Foto: Reprodução/Band

Pesquisa do instituto Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (15) pela TV Globo revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de São Paulo. O candidato do PT, Fernando Haddad, lidera a disputa com 29% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 12%, e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), vem em seguida com 9%. Com o resultado, Tarcísio e Rodrigo estão tecnicamente empatados na disputa.

Depois aparecem Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB) e Altino Junior (PSTU) com 2%. Edson Dorta (PCO) tem 1%.

Brancos, nulos ou vão deixar de votar chega a 23%. Os indecisos representam 16%.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado de São Paulo, e foi feita antes do término do prazo para o registro das candidaturas (o que aconteceu nesta segunda, 15).

Rejeição

A pesquisa explorou também a rejeição dos candidatos. Por ser o mais conhecido, Haddad é também o mais rejeitado, com 32%. Porém, o índice pode ser considerado baixo, já que, considerando o total dos pesquisados, 68% votam ou votariam no petista. Tarcísio de Freitas, que a população ainda não associa ao presidente Jair Bolsonaro, tem 12% de rejeição e o governador Garcia, 11%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.